Quarta edição do evento é destinado a amantes de aves de rapina, veterinários e público em geral

Durante dois dias, amantes de aves de rapina e público em geral poderão se aperfeiçoar na teoria e na prática da espécie. Neste sábado, dia 31, ocorrerá a parte prática da quarta edição do “Curso Introdutório de Falcoria”, na Fazenda Quinta da Estância Grande, em Viamão.

O Curso é destinado a pessoas que não tem conhecimento sobre falcoaria. Será abordado desde a história, as técnicas básicas, amansamento, fases e treinamento. “A falcoaria é o adestramento de aves de rapina, é um conjunto de atividades, uma ferramenta de reabilitação”, explica Fabian Fortes, médico veterinário e um dos palestrantes do Curso. Haverá duas espécies que serão trabalhadas, a Falcão de coleira e Gavião ave de telha.

Dentre os palestrantes estarão Gustavo Trainini e Douglas Cajuara. O destaque fica por conta do Coordenador do Projeto de Controle de Garsas de Fernando de Noronha, Fernando Carlos Diógenes, que fará uma participação especial no curso ara falar sobre o projeto.

Durante a parte prática do curso, haverá o sorteio de uma viagem a Fernando de Noronha. Um participante será agraciado com uma viagem a Pernambuco para acompanhar, durante uma semana, o desenvolvimento do projeto de Controle de Garsas.

A Quinta da Estância Grande possui o 1° Criadouro Conservacionista com foco pedagógico, fundado em 1995. Em 16 anos de trabalho, a Fazenda dedicou-se, cuidou, tratou e reabilitou aproximadamente 13 mil animais (mamíferos, répteis e aves). A Quinta participa ativamente de vários projetos de preservação de aves ameaçadas de extinção, com a reprodução de aves. Nos anos de 1996 a 1999, desenvolveu um projeto em parceria com o IBAMA e a Brigada Ambiental, na reabilitação, reambientalização e soltura de pássaros. Foram mais de dois mil liberados.

O Curso de Falcoaria tem o patrocínio da Fazenda Quinta da Estância Grande e o apoio da Hayabusa Falcoaria e Consultoria Ambiental, Grupo Preservas e Faculdade de veterinária da UFRGS.

Sobre a Quinta da Estância Grande

Fundada em 1992, a Quinta da Estância Grande é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 380 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria e reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Porto Alegre, 30 de março de 2012
Núcleo de Atendimento Quinta da Estância Grande
Coordenação: Nicole Borges de Carvalho – nicole@enfato.com.br – (51) 8118.1501
Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com..br – (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br

-> pauta@rbstv.com.br
-> Teledomingo
-> SBT
-> Jornal Cidades
-> CP
-> Ulbra TV
E mais 31.

VETERINARIO – FABIAN Portes, médico veterinária. 9807-1263. – SÁBADO À TARDE. – fabian@raiabuza.com.br
Raiabuza é falcão peregrino é chega a 315km

Único criadoro comercial que tem a Raiabuza – nascidos de empresa que presta serviços ambientais em geral. Consultoria ambiental. Criadouro próprio de aves. Nascidas em cativeiro.

Quinta – patrocinadora
Controle ambiental de espécies, reabilitação, fisioterapia para um humano. Ferramenta no caso de uma introdução, que permaneceu um período , faz essa reabilitação. Falcoaria por si só é uma atovodade em conjunto. Uma caça em parceria, usando o instinto e desenvolvuktura de caça e raça da raína.
Falcoaria – serve para todas as espécies de ave de rapina. É um adestramento de aves de rapina.