Histórico da Fazenda se entrelaça com a Conferência Rio + 20, da ONU

No mês de março, a Fazenda Quinta da Estância Grande, localizada em Viamão/RS, completou 20 anos de atuação. No mesmo dia em que é comemorada a data nacional do turismo ecológico e no mesmo ano da realização da Conferência RIO + 20, a Fazenda, considerada a maior do Brasil em turismo rural e pedagógico, celebra duas décadas com muitas conquistas em busca da sustentabilidade.

Em 1992, enquanto a Quinta recebia seus primeiros alunos para vivências rurais, a ECO 92 apresentava ao mundo suas propostas sobre sustentabilidade com a Agenda 21. Hoje, 20 anos depois, a realização da RIO + 20 levanta novamente, em nível mundial, os debates sobre sustentabilidade.

Em duas décadas, a Quinta da Estância Grande se tornou referência em sustentabilidade, sendo reconhecida em diversas camadas do universo sócio ambiental:

• Primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do PACTO GLOBAL da ONU.
• Empresa pertencente ao CARING FOR CLIMATE. Seleto grupo das Nações Unidas especializado em mudanças climáticas com apenas 370 empresas integrantes em todo o mundo.
• Empresa Vencedora Estadual e Nacional do PRÊMIO MPE BRASIL (ciclo 2009/2010) – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 56 mil empresas de todo o país. Organizado pelo Sebrae, Gerdau, FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e MBC (Movimento Brasil Competitivo) é considerado o OSCAR da Micro e Pequena Empresa brasileira.
• CERTIFICAÇÃO EM LEAVE NO TRACE, programa internacional de redução de impacto ambiental através de capacitação e certificação de sócios, monitores e colaboradores da Fazenda.
• PROJETO DE NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO QUINTA DA ESTÂNCIA GRANDE, primeira fazenda de turismo rural neutra de carbono no Brasil, em que, desde 2007, todo o gás carbônico gerado pela Fazenda e por seus visitantes são neutralizados através do plantio de árvores nativas (sequestro de gás carbônico da atmosfera).
• Recepção gratuita de 2000 alunos em vulnerabilidade social por ano para atividades e vivências na Fazenda.
• Fundação em 1995 do 1º Criadouro Conservacionista com finalidade pedagógica do Brasil que cria e reproduz animais silvestres brasileiros, especialmente espécies em vias de extinção.
• Recepção, identificação e recuperação de aves e outros animais proveniente do tráfico de animais silvestres apreendidos pelo IBAMA, Brigada Ambiental e Polícia Federal. Apenas em 2011 foram recuperados mais de 400 animais.
• Educação ambiental para mais de 80 mil visitantes todos os anos.
• No ano de 2011 a Fazenda promoveu a reciclagem de quatro toneladas de resíduos, tratou mais de 35 mil m³ de água e plantou mais de 1.500 árvores nativas.
• Em 2012, a Fazenda completará a marca de um milhão de visitantes sensibilizados ecologicamente nestes anos de atuação;

A Quinta da Estância vê neste momento oportunidade de desenvolver novas ações no escopo da RIO + 20 e do Pacto Global, com programas específicos para escolas e ações de responsabilidade social com empresas e demais parceiros.
“A Eco 92 foi uma grande força de inspiração para a Fazenda, na medida em que absorvemos muitos daqueles conceitos de sustentabilidade em nossas ações, tanto na gestão, quanto em novos produtos – criação de projetos pedagógicos temáticos para as escolas, e uma grande forma de impulsão, gerando grande interesse público e demanda pelos serviços que oferecemos”, ressalta Lucas Goelzer.

Núcleo de Atendimento de Imprensa Quinta da Estância Grande

Coordenação: Nicole Borges de Carvalho – nicole@enfato.com.br – (51) 8118.1501
Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com..br – (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br