O tráfico de animais é considerada a terceira maior atividade ilícita do planeta, atrás mesmo de drogas e armas

Considerada a terceira atividade ilícita mais praticada do planeta, o tráfico de animais movimenta cerca de 20 bilhões de dólares por ano, de acordo com o Renctas, ONG que combate o tráfico de animais silvestres desde 1999. Somente no Brasil, 38 milhões de animais são retirados da natureza, o que representa 15% de todo o tráfico internacional.

Mesmo com tanta corrupção, há empresas que se preocupam em preservar as espécies de animais e cultivar a criação. A Fazenda Quinta da Estância Grande, em Viamão, é um exemplo. Em parceria com o IBAMA e a Brigada Ambiental, a Quinta da Estância criou o primeiro Criadouro Conservacionista do sul do Brasil, em 1996, com o objetivo de reabilitar e reambientalizar animais. Uma das práticas que ocorrem no criadouro é a soltura de pássaros, que já somam mais de dois mil liberados. Nestes anos, a Quinta da Estância já cuidou, tratou e reabilitou 13 mil animais, aproximadamente, entre mamíferos, répteis e aves.

“São 168 espécies de pássaros e inúmeros animais silvestres que habitam ou migram pela área da Quinta da Estância. Nosso Criadouro Conservacionista possui diversas aves e outros animais que constam no Livro Vermelho de fauna ameaçada de extinção”, explica o diretor operacional da Fazenda, André Goelzer.

E para quem adora ver os animais, a Quinta da Estância possui um roteiro rural pedagógico, em que veterinários, biólogos e especialistas mostram e explicam a origem, como se reproduzem e as características de cada bichinho. Mais de 900 mil visitantes já foram sensibilizados com o passeio monitorada pelo criadouro.

A Fazenda Quinta da Estância Grande participa ativamente de vários projetos de preservação de aves ameaçadas de extinção, com a reprodução de aves como mutum-de-penacho, mutum-cavalo, cajubí, perdigão, ganso-coscoroba, entre outras. Também possui criação de gado franqueiro, espécie de bovino nativo em risco de extinção.

Sobre a Quinta da Estância Grande

Fundada em 1992, a Quinta da Estância Grande é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 380 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Porto Alegre, 12 de março de 2012
Núcleo de Atendimento Quinta da Estância Grande
Coordenação – nicole@enfato.com.br – (51) 8118.1501
Direção:Raquel Boechat – raquel@enfato.com..br – (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br

Enviada a comunidade/ viamão
Irineu guarnier