Histórico da Fazenda se entrelaça com a Conferência Rio + 20, da ONU

No dia 1° de março, a Quinta da Estância Grande completará 20 anos de atuação. No mesmo dia em que é comemorada a data nacional do turismo ecológico e no mesmo ano da realização da Conferência RIO + 20, a Fazenda, considerada a maior do Brasil em turismo rural e pedagógico, celebra seus 20 anos com muitas conquistas em busca da sustentabilidade.

Ainda em 2012 a Fazenda completará a marca de um milhão de visitantes sensibilizados ecologicamente nestes anos de atuação.

Em 1992, enquanto a Quinta recebia seus primeiros alunos para vivências rurais, a ECO 92 apresentava ao mundo suas propostas sobre sustentabilidade com a Agenda 21. Hoje, 20 anos depois, a realização da RIO + 20 levanta novamente, em nível mundial, os debates sobre sustentabilidade.

Em duas décadas, a Quinta da Estância Grande se tornou referência em sustentabilidade, sendo reconhecida em diversas camadas do universo sócio ambiental:

• Primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do PACTO GLOBAL da ONU.
• Empresa pertencente ao CARING FOR CLIMATE. Seleto grupo das Nações Unidas especializado em mudanças climáticas com apenas 370 empresas integrantes em todo o mundo.
• Empresa Vencedora Estadual e Nacional do PRÊMIO MPE BRASIL (ciclo 2009/2010) – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 56 mil empresas de todo o país. Organizado pelo Sebrae, Gerdau, FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e MBC (Movimento Brasil Competitivo) é considerado o OSCAR da Micro e Pequena Empresa brasileira.
• CERTIFICAÇÃO EM LEAVE NO TRACE, programa internacional de redução de impacto ambiental através de capacitação e certificação de sócios, monitores e colaboradores da Fazenda.
• PROJETO DE NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO QUINTA DA ESTÂNCIA GRANDE, primeira fazenda de turismo rural neutra de carbono no Brasil, em que, desde 2007, todo o gás carbônico gerado pela Fazenda e por seus visitantes são neutralizados através do plantio de árvores nativas (sequestro de gás carbônico da atmosfera).
• Recepção gratuita de 2000 alunos em vulnerabilidade social por ano para atividades e vivências na Fazenda.
• Fundação em 1995 do 1º Criadouro Conservacionista com finalidade pedagógica do Brasil que cria e reproduz animais silvestres brasileiros, especialmente espécies em vias de extinção.
• Recepção, identificação e recuperação de aves e outros animais proveniente do tráfico de animais silvestres apreendidos pelo IBAMA, Brigada Ambiental e Polícia Federal. Apenas em 2011 foram recuperados mais de 400 animais.
• Educação ambiental para mais de 80 mil visitantes todos os anos.
• No ano de 2011 a Fazenda promoveu a reciclagem de quatro toneladas de resíduos, tratou mais de 35 mil m³ de água e plantou mais de 1.500 árvores nativas.

A Quinta da Estância vê neste momento oportunidade de desenvolver novas ações no escopo da RIO + 20 e do Pacto Global, com programas específicos para escolas e ações de responsabilidade social com empresas e demais parceiros.

“A Eco 92 foi uma grande força de inspiração para a Fazenda, na medida em que absorvemos muitos daqueles conceitos de sustentabilidade em nossas ações, tanto na gestão, quanto em novos produtos – criação de projetos pedagógicos temáticos para as escolas, e uma grande forma de impulsão, gerando grande interesse público e demanda pelos serviços que oferecemos”, ressalta Lucas Goelzer.

E para comemorar tantas conquistas, a Fazenda Quinta da Estância Grande está planejando uma programação recheada com diversas surpresas.

Aguarde!

Somos uma empresa familiar que não para de crescer. Cada dia ganhamos novos amigos que compartilham conosco o amor pela vida e o desejo da descoberta.
Estamos mandando um kit de produtos ecológicos que pode facilitar seu dia a dia e ainda beneficiar o planeta, mas gostaríamos mesmo de recebê-lo na Fazenda para lhe surpreender de verdade.

Você está recebendo neste kit ecológico:

– Caneta reciclada fabricada com resíduos de materiais de informática;
– Caneta biodegradável produzida com amido de milho (em composteira se decompõe em seis meses virando adubo orgânico);
– Caneta fabricada com Bambu (o bambu é uma planta com crescimento rápido e que possui alta absorção de carbono);
– Lápis de Papel Jornal (utilizando resíduos de descarte);
– Artesanato Local (produzido com produtos reutilizados, como sementes de eucalipto para produção da cuia de chimarrão e taquara para a roda de carreta);
– Lanterna de dínamo (não utiliza pilhas, a sua força se transforma em energia para a lanterna);
– Camiseta produzida com garrafas PET (50% da matéria prima é de tecido PET reciclado, duas garrafas produzem uma camiseta);
– Cartão semente (desenvolve o conceito defendido pela Quinta da Estância de tirar do papel para a prática o discurso da sustentabilidade. É produzido em papel reciclado, tinta à base de água e sementes de Flor Boca de Leão em sua composição. Para que germine, cresça e floresça, molhe o papel, coloque-o em vaso com terra e regue diariamente, nascerão flores de boca de leão);
– Cuia de chimarrão (cultivando as tradições locais e lembrando-se da herança indígena);
– Calendários de Papel Reciclado e Folder (explicativo da Quinta da Estância Grande).

Núcleo de Atendimento de Imprensa Quinta da Estância Grande

Coordenação: Nicole Borges de Carvalho – nicole@enfato.com.br – (51) 8118.1501
Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com..br – (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br

Impresso em papel reciclado utilizando ecofonte (20% menos consumo de tinta)