Em época de conceitos sustentáveis e reflexão às causas ambientais, a Fazenda Quinta da Estância, em Viamão, realiza sensibilização ecológica a crianças, jovens e adultos de uma forma divertida e prática há mais de 20 anos, contribuindo para uma Educação qualificada

Educação, dizem pesquisadores, filósofos e empresários, é a solução para o Brasil e o mundo se desenvolverem e avançarem cada vez mais. E para celebrar algo tão importante, no dia 28 comemora-se o Dia da Educação. Exemplos não faltam de pessoas e empresas comprometidas em educar com qualidade e a Quinta da Estância é um exemplo prático de que educar com qualificação e brincadeiras pode ser divertido.

Programas de aprendizado e conhecimento mediante experiências, aliando a natureza como vivência lúdica é o trabalho de educação ambiental da Quinta da Estância. Há 20 anos, a Fazenda já recebeu milhares de alunos de escolas do Brasil, de todas as faixas etárias, para estudar todo tipo de conteúdo das salas de aula na prática.

A Fazenda, localizada em Viamão, em uma área de mais de cem hectares de natureza preservada, trabalha conceitos de agronomia, biologia, botânica, ciências, educação física, estudos sociais, história, geografia, veterinária, zoologia e zootecnia em um só lugar. Profissionais especializados em trabalho de campo estimulam nos alunos o aprender a aprender, a pensar, estabelecendo uma ponte de significados entre os conhecimentos adquiridos na escola e as experiências do cotidiano. A Quinta da Estância é uma ferramenta que as escolas utilizam para a realização de aulas práticas, observação e contato com o meio ambiente e natureza preservada.

“Por mais avançado que estejam os laboratórios nas escolas hoje em dia, a experiência e a prática dos conteúdos amplificam o conhecimento. Em mais de cem hectares de espaço, há toda a matéria que os alunos veem na teoria. O estímulo é diferente”, explica o diretor operacional da Quinta da Estância, Lucas Sittoni Goelzer. O proprietário também ressalta que na Fazenda os estudantes podem interagir, estabelecer novas relações e ampliar a concepção de mundo. “Criamos condições ideias que permitem aos alunos vivenciarem, compararem, avaliarem e aventurarem-se nos estudos, com consciência ambiental”, acrescenta Goelzer.

O trabalho atinge desde crianças da pré-escola, ensino fundamental, médio e superior. “São 70 professores formados e monitores especializados, com capacidade científica e domínio técnico, que explicam e acompanham cada descoberta dos alunos. Os profissionais desenvolvem uma nova consciência ambiental nos estudantes, mantendo compromisso com a sustentabilidade do planeta”, salienta o diretor.

As diferenças e as relações entre o ambiente rural e o urbano levam os alunos a ampliarem os horizontes do seu mundo e a refletirem e a compreenderem a importância de preservar a natureza, começando com atitudes na própria casa, nos cuidados com o lixo, respeitando animais e plantas, por exemplo. “Professores conseguem passar, de forma inovadora, conceitos práticos da teoria, agregando significado aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula por meio do convívio direto com a natureza e as descobertas que ela proporciona”, finaliza Goelzer.

Seis Direções

A Quinta da Estância utiliza, adequadamente, os recursos naturais através de educação ambiental e manutenção da biodiversidade e ainda respeita o meio ambiente agindo em seis direções:

– Criadouro Conservacionista, que cria e reproduz animais silvestres do Brasil, especialmente espécies em vias de extinção como harpia, jacutinga, mutuns, papagaio charão, etc.
– Identificação e recuperação de aves e outros animais apreendidos pelo IBAMA, Brigada Ambiental e Polícia Federal;
– Preservação das matas nativas e ciliares que, além de protegerem córregos cristalinos, guardam bromélias, orquídeas, figueiras centenárias, bugios e outros animais residentes;
– Preservação do meio ambiente com a recuperação do lixo orgânico através do minhocário e compostagem (com utilização do húmos na horta orgânica e no Jardim dos Beija – Flores) e recuperação do lixo seco através da parceria firmada com a ONG Profetas da Ecologia;
– Tratamento biológico de água servida com raízes de junco evitando a contaminação do subsolo e lençóis freáticos;
– CARBON – FREE Quinta da Estância , processo em que todo o gás carbônico gerado pela Fazenda e por seus visitantes são neutralizados através do plantio de árvores (sequestro de gás carbônico da atmosfera);

Exemplos de programas pedagógicos por etapas

Maternal e pré-escola:
Nesta fase, ampliar o universo da criança por meio de brincadeiras prazerosas e experiências lúdicas enriquecem e oportunizam interação social e a construção da identidade e da autonomia. Utilizar a curiosidade natural das crianças é a fonte do processo de aprendizagem que favorece a construção do conhecimento e rompe os limites do mundo cotidiano.
Atividades recomendadas: tirar leite da vaca, amamentar terneiros, plantar e colher legumes e verduras na horta, passear a cavalo, testar os sentidos no labirinto das sensações. Ver e tocar animais, sentir tamanho, peso, cor, o que comem, onde vivem, que sons produzem, etc. Observar o pomar, tipos de frutas, texturas, tamanhos, cores, utilidades, cultivo e sabores.

Ensino Fundamental (séries iniciais):
Alunos observam e exploram os ambientes, percebendo a integração e a interdependência do meio em que vivem. Passam a valorizar atitudes que contribuem para a conservação da natureza e na manutenção do equilíbrio ecológico.
Conteúdos a serem trabalhados: ecossistemas, solos, propriedades da água. Equilíbrio ecológico, recursos naturais. Horta orgânica, trilha ecológica, produção rural. integração homem x natureza. Tipos de plantas. Animais vertebrados e invertebrados, Higiene física mental e social. Geografia, relevos, cursos d’agua. Orientação solar, direção do vento. Nutrição, alimentação equilibrada, Matemática, medidas de superfície, volume, capacidade, massa e tempo.

Ensino Fundamental (séries complementares):
Conteúdos a serem trabalhados: Tipos de solo, erosão, degradação. Agricultura, adubação química. Ar, poluição, efeito estufa, camada de ozônio, energia solar, trajetórias do sol. Água, recursos hídricos, sistemas de contenção. Fitoterapia, plantas medicinais, botânica. Seres vivos, ovoscópio, crescimento do embrião, metamorfose, anatomia, corpo humano, reprodução dos seres vivos, animais e vegetais, cruzamentos genéticos. Hábitos alimentares, conservação de alimentos. Mata nativa, reflorestamento. Biotecnologia, microorganismos. Lixo, compostagem, hidroponia. Propriedades da matéria, transformação, fases (sólida, líquida, gasosa), misturas, energia, movimentos, trajetória, velocidade, aceleração, dinâmica.

Ensino Médio:
Temas e preparação para o vestibular.
Conteúdos a serem trabalhados: agronomia, biologia, biofísica, bioquímica, botânica, ecologia, física, geografia, genética, matemática, veterinária, zoologia, zootecnia. Manutenção da vida, desequilíbrios, devastação, tráfico e exportação ilegal de flora e fauna, controle, fiscalização, órgãos responsáveis, processo de reambientalização, compensação natural, habitat e nichos ecológicos. Cadeia alimentar e fluxo energético, seleção natural. Ciclo do carbono, da água, do oxigênio, do nitrogênio, do fósforo. Reciclagem e reaproveitamento.

Ensino Superior:
Seguindo a máxima de que não basta saber, é preciso aplicar e agir, a Quinta da Estância contribui para o universo acadêmico por meio de mesas redondas, seminários, jornadas, palestras e auxílio em trabalhos acadêmicos e de pesquisas.

Sobre a Quinta da Estância Grande

Fundada em 1992, a Quinta da Estância Grande é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 380 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria e reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Porto Alegre, 27 de abril de 2012
Núcleo de Atendimento Quinta da Estância Grande
Coordenação: Nicole Borges de Carvalho – nicole@enfato.com.br – (51) 8118.1501
Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com..br – (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br