Dia Internacional da Floresta é comemorado hoje, dia 21, e tem por objetivo incentivar a preservação dessa natureza que equilibra o meio ambiente e combate as mudanças climáticas

O Brasil possui a maior biodiversidade e a maior área florestal do mundo. Somente na Floresta Amazônica são mais de cinco milhões de km², o que ocupa 60% do território do país. Entretanto, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos meses de novembro e dezembro de 2011, os focos de desmatamento ou degradação cresceram cerca de 60% em relação ao último bimestre do ano anterior, passando de 135km² para 218 km². Mesmo assim, há organizações que trabalham e investem em políticas e ações em prol do meio ambiente.

Um exemplo de empreendimento que mantém, constantemente, ações para a preservação e renovação da mata é a Quinta da Estância Grande, maior Fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil. Localizada em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, a Fazenda realiza planejamento de preservação ambiental em todos os 103 hectares de terra. Um dos símbolos da Fazenda é a Figueira tricentenária (300 anos). Com altura de 25 metros, abrange uma área de 1140m² em sua copa.

“Sempre dizemos que não somos proprietários deste espaço e sim que estamos proprietários neste momento. Precisamos, além de manter as florestas, proporcionar a renovação de matas e seus corredores, o que resulta na preservação da biodiversidade. Quando adquirimos a propriedade, em 1978, só havia a figueira no topo da coxilha. Com o passar dos anos e o plantio constante de árvores, 60% do terreno é constituído de matas nativas”, afirma o Diretor de Relacionamento com o Mercado, Rafael Goelzer.

Uma das ações da Quinta da Estância é o projeto de neutralização do carbono (CARBON FREE), sendo a primeira fazenda de turismo rural neutra de carbono do Brasil. Todo o gás gerado pela Fazenda e seus visitantes são neutralizados pelo plantio de mudas distribuídas em várias partes do empreendimento. “Um ponto importante é que não escolhemos as áreas ao acaso. Procuramos plantar as mudas em regiões que promovam os corredores para, assim, ligar uma mata à outra, o que garante a sobrevivência de animais, como os bugios, por exemplo”, declara Goelzer. As árvores realizam o sequestro de carbono por meio da fotossíntese e, ao mesmo tempo, lançam oxigênio na atmosfera terrestre, colaborando com a diminuição da temperatura e a renovação do ar.

Primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da ONU, a Quinta da Estância também participa do LIVE NO TRACE, um programa internacional de redução de impacto ambiental através da capacitação e certificação de sócios, monitores e colaboradores da Fazenda. Por suas ações de destaque em prol ao meio ambiente, a Fazenda foi convidada para participar do CARING FOR CLIMATE, seleto grupo da ONU, composto por 370 empresas do mundo inteiro, especializado no combate às mudanças climáticas do planeta.

“Nossa preocupação é disseminar a importância da preservação do planeta. Por isso, trabalhamos muito forte com a educação ambiental. Se cada visitante da Quinta da Estância sair daqui com mais conhecimento sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, nossa missão foi cumprida”, conclui Rafael.

Sobre a Quinta da Estância Grande

Fundada em 1992, a Quinta da Estância Grande é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 380 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria e reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Porto Alegre, 19 de março de 2012

Núcleo de Atendimento Quinta da Estância Grande
Coordenação: Nicole Borges de Carvalho – nicole@enfato.com.br – (51) 8118.1501
Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com..br – (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br