A empresa familiar foi homenageada e citada como referência em gestão ambiental pelos palestrantes

Uma noite repleta de homenagens, história e lições de vida. A Quinta da Estância recebeu 200 convidados, na última terça-feira, dia 29, para celebrar duas décadas de atuação no ramo de turismo rural, educação ambiental e lazer. Com o tema “Sustentabilidade e inovação”, a família Goelzer, fundadora da Quinta da Estância, iniciou a programação contando a trajetória dos 20 anos, de dedicação e esforço para a construção de um sonho. “Com ideias inovadoras para o ensino, Sônia Sittoni criou o programa de educação vivenciada e, com o apoio constante de Lucídio Goelzer, teve início o projeto pedagógico da Quinta da Estância, inédito no Brasil”, disse o diretor executivo da Fazenda, Lucas Sittoni Goelzer, um dos filhos e herdeiros da empresa do casal. Sônia emocionou-se ao falar da família. “Estou muito feliz pela continuidade do trabalho pelos nossos filhos, apaixonados pelo o que fazem e que não dispensam esforços para que cada visitante saia feliz da Fazenda”, destacou.

O coordenador executivo do PGQP, Luiz Pierry, integrou à programação com a palestra “Qualidade e Criatividade”. O executivo ressaltou que a Quinta da Estância é uma organização referência em gestão para o Estado e em todo o País. Para ele, o que chama mais atenção é a capacidade de inspiração e de união de uma família dentro de um projeto integrado, que une paixão e dedicação no dia a dia. “A Quinta da Estância é mais que uma Organização, é um centro de gestão, qualidade, sustentabilidade, é um centro de aprendizado”, ressaltou. O coordenador proferiu que é possível cada um cooperar, coletivamente, para fazer um mundo melhor e que construir o projeto dos sonhos é possível quando se tem atitude. “A Quinta hoje tem reconhecimento internacional. Estou muito honrado e feliz em comemorar uma história de sucesso, bem vivida, plantando os primeiros degraus daquilo que será uma história de longa trajetória”, finalizou.

O representante do Comitê do Pacto Global da ONU no Brasil, Norman Arruda Filho, palestrou no evento e assegurou que o mundo está passando por um novo paradigma na área da educação e responsabilidade social. “O Pacto Global é uma iniciativa da ONU que viu a grande vertente de disseminação de novos valores a esse mundo tão injusto em termos de gestão. O modelo da Quinta da Estância, com a experimentação na educação, é inteligente”, asseverou. De acordo com Norman, o mundo precisa de aprimoramento nos processos de aprendizagem e um novo modelo educacional para garantir para gerações futuras um mundo viável. “Hoje vemos que não há viabilidade. Cientistas dizem que, para manter o atual padrão de consumo, deveriam existir 2,7 planetas”, exemplificou. Para ele, a educação é o caminho para este processo e que, felizmente já ocorrem a preocupação de consumidores na decisão de escolha por empresas que consideram o processo de produção antes do preço. “As questões, as bases e os princípios da sustentabilidade levam em consideração outros valores não só monetários, como por exemplo, se a empresa utiliza sistemas destrutivos à natureza ou que explora a mão-de-obra”, destacou.

Norman assegurou que o desafio da ONU é construir princípios para cultura em nossa realidade e citou a Quinta da Estância como modelo. “A ‘Quinta’ é uma lição de paixão, de coerência. Uma lição de determinação, de inovação. Uma lição que serve de missão. Deve ser muito bem celebrado pelo conjunto de todos aqueles que são protagonistas deste projeto. Monitores, família, fornecedores e parceiros refletem o grande valor desses 20 anos, que dá sentido para as pessoas e para a comunidade e que fique de referência ao que será apresentado na RIO+20”, disse, lembrando que a Fazenda participará da Conferência sobre sustentabilidade em junho, no Rio de Janeiro.

Também complementaram a programação dos 20 anos da Quinta da Estância a professora Rozimeri Ranzolin, que abordou o plano pedagógico da Quinta da Estância, suas peculiaridades e metodologias, e o publicitário da Jopa Comunicação, João Paulo Dias, que falou sobre o novo plano estratégico de comunicação de marca da empresa.

Rafael Goelzer, diretor de relacionamento com o mercado, finalizou a sessão de palestras dizendo que a paixão pelo trabalho e a dedicação pela vontade de fazer educação vivenciada foi o que permitiu o crescimento da Quinta da Estância e que a tornou a maior empresa de turismo rural e pedagógica do Brasil. Goelzer citou os prêmios conquistados pela Fazenda como o MPE Brasil 2009-2010, na categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o País, a certificação em Leave no Trace, o Caring for Climate, o Projeto Carbon Free, o PRME e o título de ser o primeiro e único empreendimento de turismo rural do Brasil aceito Signatário do Pacto Global da ONU.

Sobre a Quinta da Estância

Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 380 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Porto Alegre, 30 de maio de 2012
Núcleo de Atendimento Quinta da Estância
Coordenação: Nicole Carvalho – nicole@enfato.com.br – (51) 8118.1501
Direção:Raquel Boechat – raquel@enfato.com.br – (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br