CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

  1. Home
  2. /
  3. CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

Escolas

NOVAS DESCOBERTAS A CADA VISITA

EDUCAÇÃO INFANTIL (Berçário, N1, N2, N3, N4 e N5 – já adaptado à BNCC)

Nossas crianças são pequenos cientistas. Nos programas desenvolvidos pelos especialistas da Quinta da Estância exploramos a curiosidade natural dos pequenos promovendo uma construção do conhecimento através dos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA.

 

Os projetos desenvolvem o aprendizado a partir da exploração de vivências nos diversos ambientes da Quinta da Estância, criando uma percepção diferente do que é propiciado dentro de sala de aula, nos ambientes escolares e no ambiente familiar, explorando 5 áreas nos Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós: Nas visitas e interações com animais exploramos a percepção das necessidades de cada individuo, que existem diferenças entre os animais e os seres humanos, além de explorar a vida como um todo e nossas interações com colegas, pais, professores e a natureza. Além disso temos também o projeto jardim dos sentidos, onde os alunos exploram os sentidos do corpo, assim como as relações com os colegas, em experiências individuais e coletivas.

 

  • Corpo, Gestos e Movimento: Montamos diversas estruturas para explorar a ampliação do repertório de movimentos das crianças, são mini trilhas ecológicas, pracinhas temáticas, mini parede de escalada, pontes suspensas. Tudo com objetivo de gerar um Desenvolvimento Sensório Motor nas crianças.

 

  • Traços, Sons, Cores e Formas: Exploramos as cores, formas, traços e sons do ambiente rural, buscando suas diferenças com relação ao ambiente urbano, texturas dos pelos e penas dos animais (crianças tocam para sentir as diferenças), percepção do som de cada animal e como podemos representá-los. Além disso exploramos uma oficina criativa, com instrumentos musicais feitos de utensílios de fazenda e de materiais reciclados e espaço de desenho com Urucum e carvão (tintas naturais).

 

  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Criamos o momento dos contos e lendas, onde desenvolvemos a imaginação dos pequenos utilizando diferentes estilos de linguagens, saindo apenas do escopo das histórias infantis para uma visão maior da linguagem como forma de interação. Criamos 3 novas áreas de leitura e imaginação: roda conto na aldeia indígena (roda em volta de uma pequena fogueira, com leitura de conto escrito e ilustrado em folhas de flip-chart ou banners); casa na árvore (raiz ao dossel) com leitura de historinha escrito e ilustrado em folhas de flip-chart ou banners; anfiteatro na natureza com bancos fixos de madeira e área central de apresentação (onde os alunos encenarão uma peça usando fantasias simples de animais silvestres: bugio, gato do mato, graxaim, tatu, quer-quero, lagarto, etc).

 

 

  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações: Exploramos o conhecimento da criança do mundo a sua volta (diferença dos espaços da Fazenda para os espaços urbanos), as relações dos seres humanos com os demais seres do planeta (parceria de troca com animais domésticos – leite, ovos, transporte com cavalo, lã com as ovelhas, etc), transformações promovidas pelo homem na natureza (visita às matas nativas, horta, jardins, ambientes construídos, verificando as diferenças de cada ambiente), trabalhamos a contagem, ordenação e as medidas (qual destes animais é o maior, qual o mais pesado, quais tem cores semelhantes, quantos animais temos aqui, etc). Fomentamos a lembrança como análise do tempo (quando começamos o passeio, o que vamos fazer depois, quanto tempo faz que tiramos o leite das vacas, agora está de dia ou noite, manhã ou tarde), exploramos também a visão espacial (por onde já passamos? qual foi nossa “trilha” na Fazenda).
Os projetos voltados para a Educação Infantil são 100% personalizados, são vivências práticas direcionados para cada faixa etária, de acordo com os projetos realizados pelos professores em sala de aula, podemos adaptar conforme a necessidade de cada turma.