As Grandes Revoluções Humanas

Projeto que aborda a fascinante jornada da evolução do pensamento humano ao longo da história, explorando as revoluções cognitivas, religiosas e científicas que moldaram nossa compreensão no mundo.

Imagine uma jornada em que os alunos viajam no tempo, explorando as transformações que moldaram a humanidade: a Revolução Cognitiva (domínio do fogo, arte e linguagem), a Revolução Religiosa (surgimento das crenças e sistemas de fé) e a Revolução Científica (avanços tecnológicos e pensamento crítico). Na Quinta da Estância, esse roteiro ganha vida por meio de experiências práticas em ambientes naturais e recursos exclusivos, conectando história, ciência e cultura de forma imersiva.

  • Mapa-Múndi Gigante em Alto Relevo (5 continentes):
    • Jogo da Migração: Equipes simulam a expansão humana saindo da África, desbravando continentes e superando desafios (clima, recursos), usando o relevo do mapa para entender geografia e adaptação.
  • Sítio Arqueológico Modelo:
    • Escavação Simulada: Com pincéis e pás, os alunos desenterram réplicas de ossos, cerâmicas e símbolos religiosos primitivos. Após a escavação, analisam os achados para debater como a cognição humana evoluiu com a arte e a comunicação.
    • Ocas Indígenas (Caingangues, Guaranis e Charruas): Visitas às ocas das 3 culturas indígenas que existiam no RS na época da chegada dos Europeus
    • Revolução Científica: Da Enxada ao Satélite

      Atividades:

      • Maquinários Agrícolas (Antigos x Modernos):
        • Desafio da Produtividade: A evolução dos maquinários agrícolas. Alunos simulam a medição tempo e eficiência, debatendo como a tecnologia transformou a agricultura e a sociedade.
      • Horta Inteligente:
        • Experimento Científico: Os alunos testam diferentes técnicas de cultivo e sistemas de irrigação e avaliam a evolução exponencial de tecnologia nos dias atuais.

Integração das Revoluções

  • Caminhada Histórica no Mapa-Múndi:
    Os alunos percorrem o mapa gigante marcando eventos-chave (ex: invenção da escrita em Suméria, Revolução Industrial na Europa) com bandeiras, criando uma linha do tempo espacial.
  • Debate “Ética e Progresso” dos Trangênicos à IA:
    Discussão em grupo: “Até onde a ciência deve ir?” usando exemplos como transgênicos e inteligência artificial, relacionando com impactos religiosos e cognitivos.

A Revolução do Futuro

  • Construção de um “Cápsula do Tempo Coletiva”:
    Os alunos escrevem ou desenham como imaginam o próximo salto evolutivo humano e levam a cápsula para a escola para ser aberta futuramente.