Projeto que aborda a fascinante jornada da evolução do pensamento humano ao longo da história, explorando as revoluções cognitivas, religiosas e científicas que moldaram nossa compreensão no mundo.
Imagine uma jornada em que os alunos viajam no tempo, explorando as transformações que moldaram a humanidade: a Revolução Cognitiva (domínio do fogo, arte e linguagem), a Revolução Religiosa (surgimento das crenças e sistemas de fé) e a Revolução Científica (avanços tecnológicos e pensamento crítico). Na Quinta da Estância, esse roteiro ganha vida por meio de experiências práticas em ambientes naturais e recursos exclusivos, conectando história, ciência e cultura de forma imersiva.
- Mapa-Múndi Gigante em Alto Relevo (5 continentes):
- Jogo da Migração: Equipes simulam a expansão humana saindo da África, desbravando continentes e superando desafios (clima, recursos), usando o relevo do mapa para entender geografia e adaptação.
- Sítio Arqueológico Modelo:
- Escavação Simulada: Com pincéis e pás, os alunos desenterram réplicas de ossos, cerâmicas e símbolos religiosos primitivos. Após a escavação, analisam os achados para debater como a cognição humana evoluiu com a arte e a comunicação.
- Ocas Indígenas (Caingangues, Guaranis e Charruas): Visitas às ocas das 3 culturas indígenas que existiam no RS na época da chegada dos Europeus
-
Revolução Científica: Da Enxada ao Satélite
Atividades:
- Maquinários Agrícolas (Antigos x Modernos):
- Desafio da Produtividade: A evolução dos maquinários agrícolas. Alunos simulam a medição tempo e eficiência, debatendo como a tecnologia transformou a agricultura e a sociedade.
- Horta Inteligente:
- Experimento Científico: Os alunos testam diferentes técnicas de cultivo e sistemas de irrigação e avaliam a evolução exponencial de tecnologia nos dias atuais.
- Maquinários Agrícolas (Antigos x Modernos):
Integração das Revoluções
- Caminhada Histórica no Mapa-Múndi:
Os alunos percorrem o mapa gigante marcando eventos-chave (ex: invenção da escrita em Suméria, Revolução Industrial na Europa) com bandeiras, criando uma linha do tempo espacial. - Debate “Ética e Progresso” dos Trangênicos à IA:
Discussão em grupo: “Até onde a ciência deve ir?” usando exemplos como transgênicos e inteligência artificial, relacionando com impactos religiosos e cognitivos.
A Revolução do Futuro
- Construção de um “Cápsula do Tempo Coletiva”:
Os alunos escrevem ou desenham como imaginam o próximo salto evolutivo humano e levam a cápsula para a escola para ser aberta futuramente.