Projeto acontece há 14 anos na Fazenda, sempre no mês de abril

Desde 1998, a Quinta da Estância, maior Fazenda de turismo rural e pedagógico, localizada em Viamão, realiza o “Programa Povos Indígenas” em abril. No mesmo mês em que é comemorado o Dia do Índio (19) e o Descobrimento do Brasil (22), o conceito do projeto social é valorizar e preservar a cultura dos índios e disseminá-la aos visitantes da Fazenda.

A aldeia Mbyá Guarani, de Viamão, realiza exposição de cultura e costumes da tribo. Crianças, jovens e adultos poderão apreciar a música, a dança, a culinária (inclusive com degustações), o artesanato típico, aprender saudações em Guarani, conversar com o cacique sobre as mudanças culturais e costumes herdados dos índios como a erva-mate e o chimarrão. “Montamos em parceria com os índios uma aldeia modelo na Quinta da Estância, com ocas semelhantes às utilizadas na época do descobrimento, seguindo as tradições dos Guaranis, Caingangues e Charruas”, explica Rafael Goelzer, Diretor de Relacionamento com o Mercado da Quinta da Estância.

O respeito e o entendimento à cultura indígena vai além. Com um sítio arqueológico modelo, os professores da Fazenda demonstram como se resgata a história de povos que não deixaram nada escrito e estimulam os alunos a simularem uma escavação, com classificação, montagem e interpretação das peças encontradas. Este programa didático pedagógico é organizado por arqueólogos, antropólogos e professores de história. “A tradição é resgatada a todo o momento. Crianças aprendem na prática como é a vida real dos índios atualmente e como foi no passado, vivenciando a cultura e conhecendo as dificuldades presentes na vida das tribos”, salienta Goelzer.

O “Programa Povos Indígenas” tem a parceria do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), que expõe neste período o acervo itinerante ‘Povos Pré-Históricos do RS’ sendo expostas peças em pedra, urnas cerâmicas e cestaria encontradas no Estado e em Santa Catarina.

Promocional – A Quinta da Estância dará desconto especial nos pacotes de visitação à Fazenda no mês de abril aos grupos escolares. O objetivo da ação é incentivar o fomento e a cultura, além de motivar os integrantes a doarem à Aldeia peças de roupas, alimentos e brinquedos.

Sobre a Quinta da Estância Grande

Fundada em 1992, a Quinta da Estância Grande é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 380 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria e reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Porto Alegre, 9 de abril de 2012
Núcleo de Atendimento Quinta da Estância Grande
Coordenação: Nicole Borges de Carvalho – nicole@enfato.com.br – (51) 8118.1501
Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com..br – (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br

Dias para gravação: 27/03 e 20/04.