Prêmios, Certificados e Compromissos

Ao longo de sua trajetória, a Quinta da Estância soma muitas conquistas. Todas elas atestam o que temos de melhor: a busca constante pela inovação, a excelência dos serviços prestados, a histórica preocupação com a sustentabilidade e o principal: você nos ajudando a percorrer esta caminhada.

 

Prêmio ADCE de Sustentabilidade 2016

premio-adce-de-sustentabilidade-2016Conquistamos no dia 08/11/2016 o Prêmio ADCE de Sustentabilidade, um reconhecimento pelas nossas ações de sustentabilidade desenvolvidas desde 1992, ano de nossa fundação.

A premiação ocorreu duranto o 6º Fórum ADCE de Sustentabilidade no Plaza São Rafael em Porto Alegre com a presença de líderes empresariais de diversas regiões.

 

Prêmio ECO 2015 da AMCHAM Brasil – um dos principais reconhecimentos nacionais em Sustentabilidade

Premio ECOA Quinta da Estância conquistou o prêmio ECO da Câmara Americana do Comércio (AMCHAM Brasil) na modalidade Estratégia, Liderança e Inovação em Sustentabilidade, que reconhece empresas que incorporaram a sustentabilidade em todo o modelo de negócio.

Em todo o país houveram apenas 5 empresas premiadas nesta categoria, além da Quinta da Estância, as demais vencedoras foram a Tetra Pak, Novelis, Pontal Engenharia e Itaú Unibanco.

O Prêmio ECO é concedido às empresas que mais inovam em sustentabilidade empresarial no País, sendo criado pela AMCHAM BRASIL (Câmara Americana de Comércio) em 1982, foi o 1º reconhecimento com foco na sustentabilidade empresarial no Brasil.

Conheça mais sobre o Prêmio Eco clicando aqui.

Veja reportagem sobre a conquista clicando aqui.

 

Quinta da Estância integra relatório sobre combate às mudanças climáticas da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU

Pacto Global cartilha mudanças climáticas 01.12.2015

As práticas de sustentabilidade da Quinta da Estância foram selecionadas para integrarem o Relatório do Clima produzido pela Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e lançado no início de dezembro em função da Conferência da ONU sobre Clima que reúne 195 países em Paris.

O relatório é um diagnóstico do Brasil frente aos desafios das mudanças climáticas, apresentando 6 cases de empresas que, com criatividade e inovação, desenvolveram soluções inteligentes para combater o problema e se diferenciar no mercado. Além da Quinta da Estância também são destaques cases da CPFL Energia, EDP, Braskem, Grupo Libra e Itaipú.

Clique aqui para visualização do Relatório completo

 

Pacto Global da ONU

Primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do PACTO GLOBAL DA ONU

Em março de 2011 recebemos carta do escritório do Pacto Global das Nações Unidas de Nova York, trazendo uma grande notícia: a Quinta da Estância havia sido aceita Signatária do PACTO GLOBAL DA ONU, tornando-se o 1º Empreendimento Turístico do Brasil com este compromisso de sustentabilidade internacional.

Em abril do mesmo ano integramos o CARING FOR CLIMATE, seleto grupo de 350 empresas no mundo com foco em ações no combate às mudanças climáticas.

O Pacto Global da ONU foi criado pelo ex-Secretário Geral das Nações Unidas Kofi Annan em 2000, com objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional na adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate a corrupção, refletidos em 10 princípios:

Projeto Carbon Free

Projeto de Neutralização de Carbono Quinta da Estância, desenvolvido desde 2007, é um programa sócio ambiental totalmente inovador. Somos a primeira fazenda de turismo rural pedagógico neutra de carbono no Brasil, onde todos os GEE´s (Gases causadores do efeito estufa) gerados por cada evento ou passeio, desde o transporte até a Fazenda, incluindo os gastos de energia elétrica, gás de cozinha, consumo de combustíveis, geração de resíduos etc, são neutralizados pelo plantio de árvores nativas na própria Fazenda.

O plantio de árvores nativas, além de absorver o carbono emitido pela Quinta da Estância com a fotossíntese, beneficiam toda a fauna local, através da criação de novos corredores ecológicos e do uso de árvores frutíferas nativas no plantio, facilitando o deslocamento e disponibilizando mais alimentos às espécies da região.

Todo o processo é baseado em normas internacionais definidas pelo Protocolo de Kyoto, obedecendo ao Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC – ONU) e Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories (2006), além das normativas da série ABNT NBR ISO 14064:2007. A Quinta da Estância recebe auditoria bianual de empresa independente que realiza o estudo de emissões de carbono e desenvolve o plano de neutralização. Após o plantio a Fazenda continua a receber a auditoria em seu horto florestal para comprovar que as árvores estão sendo mantidas, crescendo de maneira saudável.

Com isso a Quinta da Estância criou um novo nicho de mercado, o Turismo Livre de Carbono, onde turistas conscientes e empresas sócio e ambientalmente responsáveis poderão desenvolver atividades de treinamento e lazer sem contribuir com o avanço das mudanças climáticas, preservando a natureza.

Desta forma, todos os passeios ou eventos de os visitantes estão livres de carbono.

 

Quinta da Estância conquista pelo 2º ano selo máximo de sustentabilidade – Ecolíder Platina do Tripadvisor (2015 e 2016)

Ecolider tripadvisorA Quinta da Estância recebeu, pelo segundo ano consecutivo (2015 e 2016), o seloPlatina, nível máximo do programa Ecolíder, desenvolvido pelo Tripadvisor, maior site de viagens do mundo.

O selo é totalmente voluntário e é fornecido para empreendimentos que possuem práticas de excelência em sustentabilidade.

tripadvisor bicampeãOs estabelecimentos são classificados para o recebimento de um dos quatro selos, de acordo com suas ações sustentáveis: Bronze, Prata, Ouro e Platina. Quanto mais alto o nível, maior é o impacto das práticas sustentáveis do estabelecimento.

A Quinta da Estância alcançou o nível máximo, recebendo o selo Platina!

Este reconhecimento internacional reforça o compromisso que a Quinta da Estância possui com a sustentabilidade desde sua fundação em 1992!

Conheça nossas ações sustentáveis clicando aqui!

 

Leave No Trace

Através de uma parceria com a Universidade de Magallanes no Chile, desde 2008, a Quinta da Estância desenvolve o projeto de Certificação em LEAVE NO TRACE, programa internacional de redução de impacto ambiental em ambiente natural, através de capacitação e certificação de sócios, monitores e colaboradores da Fazenda.

A técnica de Leave no Trace (LNT) foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 70 e vem sendo disseminada pela NOLS (National Outdoor Leadership School) com objetivo de reduzir os impactos das atividades ecológicas e de aventura no ambiente natural.

A busca por métodos de redução de impacto e de gestão sustentável vem popularizando a técnica na América Latina, nos países de língua espanhola recebe o nome de “No Dejes Rastros (NDR)” e no Brasil é conhecido como “Não deixe Rastros”.

 

Prêmio MPE Brasil

Empresa Vencedora Estadual e Nacional do PRÊMIO MPE BRASIL – categoria Boas Práticas de Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 56 mil empresas inscritas de todo o país. Organizado pelo Sebrae, Gerdau, FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e MBC (Movimento Brasil Competitivo) é considerado o OSCAR da Micro e Pequena Empresa brasileira.

 

PGQP

Parceria com PGQP desde 2006 – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, que traz como pilar norteador a busca constante pela qualidade e excelência nos serviços, através da disseminação de sistemas de gestão de qualidade, buscando o aperfeiçoamento das organizações envolvidas.

Em 2008, a Fazenda Quinta da Estância foi convidada pelo Sr. Luis Ildebrando Pierry (diretor executivo do PGQP) para realizar a Palestra de Abertura do Congresso Internacional de Gestão realizado na FIERGS. O evento contou com palestrantes internacionais e mais de 2000 gestores, tendo como tema a Sustentabilidade. Este convite foi motivado pelas fortes ações realizadas pela Fazenda no âmbito social e ambiental. Após este evento a Quinta da Estância foi convidada a fazer parte do corpo diretivo do Comitê Regional de Viamão e, desde então, aplica de forma sistemática os critérios de qualidade promovidos pelo PGQP.

Nos últimos Congressos Internacionais de Gestão, promovido anualmente pelo PGQP e considerado o maior evento da qualidade no mundo, fomos escolhidos por 3 vezes consecutivas uma das 5 empresas do RS à integrarem a programação de visitas técnicas do evento (as empresas selecionadas em 2012 foram Petrobrás, Gerdau, Quinta da Estância, Braskem e AES Sul).

2º Prêmio Inovação no RS 2014 – A Quinta da Estância conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Inovação do Turismo, desta vez na categoria Turismo Pedagógico. A premiação foi desenvolvida pela Secretaria Estadual de Turismo do RS e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

2013 – A Fazenda conquistou o 1º Prêmio Estadual de Inovação e Turismo na categoria melhores práticas de hospitalidade. A premiação foi desenvolvida pela Secretaria Estadual de Turismo do RS e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

2012 – A Quinta da Estância foi escolhida pelo Centro Regional do Pacto Global para América Latina e Caribe como um dos 4 cases brasileiros a integrarem publicação “Principles of Social Investment” das Nações Unidas lançada durante a RIO+20 como modelo internacional de integração de práticas sócio ambientais no Core Business na empresa.

 

2012 – Convite do Pacto Global para Quinta da Estância participar da Conferência Principal de Desenvolvimento Sustentável RIO+20 (19 a 22/06 – Rio de Janeiro) – Realizando inclusive uma palestra com o Case da Quinta da Estância no stand do Governo de Estado do Rio Grande do Sul durante a RIO+20.

 

 

2012 – Convite do Caring for Climate (Pacto Global da ONU) para Quinta da Estância participar do Caring for Climate Signatories Meeting – Grupo de 350 empresas no mundo voltado ao combate às mudanças climáticas.

 

 

2012 – Convite do Pacto Global da ONU para Quinta da Estância participar do RIO+20 Corporate Sustentability Forum (15 a 18/06 – Rio de Janeiro), Fórum do Pacto Global voltado a engajar a iniciativa privada nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde.

 

 

2012 – Convite do PRME da ONU para Quinta da Estância participar no PRME Global Forum (13 e 14/06 – Rio de Janeiro), Fórum de Princípios para Educação Corporativa Responsável vinculado às Nações Unidas.

 

 

2012 – Placa de Homenagem por 20 anos de Serviços Prestados à Comunidade Viamonense da Associação Comercial, Industrial e de serviços de Viamão ACIVI

 

 

 

2011 – A Quinta da Estância Grande foi convidada pela ONU a participar da Semana Anual do Pacto Global e Encontro de Mudanças Climáticas do Caring for Climate em Copenhagen – Dinamarca.

 

 

 

2011 – Vencedor Prêmio TOP Ecologia – Prefeitura Municipal de Alvorada.

 

 

 

2011 – Placa de Homenagem do Corpo de Bombeiros de Viamão

 

 

2010 – Placa de Reconhecimento do PGQP – Durante entrega do Prêmio Qualidade RS

 

 

 

2010 – Sônia Sittoni Goelzer (fundadora da Quinta da Estância) recebe Trofeu Destaque Empreendedorismo Rural – Mulheres FARSUL

 

 

 

 

2010 – Sônia Sittoni Goelzer (fundadora da Quinta da Estância) Vencedora Estadual do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

 

 

 

2010 – Placa de Reconhecimento do Comitê Regional PGQP Viamão – Durante entrega do Prêmio Farol da Qualidade

 

 

 

2009 – Empresa vencedora do Prêmio Marcas e Corações, categoria ecologia, da Associação Comercial e Industrial de Viamão.

 

 

 

2007 – Troféu do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar por serviços prestados de preservação ambiental