Programas Anuais

 

PROGRAMAS ANUAIS 2017 – Quinta da Estância SEMPRE INOVANDO!

pagina13São programas pedagógicos temáticos com calendário anual. Os programas tratam de temas emergentes de muita relevância para o aprendizado dos alunos e ocorrem durante todo o ano.

Para 2017 criamos 15 NOVOS Programas Pedagógicos Anuais para seus alunos explorarem o que há de mais moderno em métodos pedagógicos vivenciais e estar sempre atualizado. 

 

 

 

NOVO! Programa Formação de Agentes Mirins de Prevenção ao Mosquito Aedes aegypti e a Gripe H1N1

Escolas - Controle biologico foco AedesTorne sua Escolas protagonistas no Combate ao Mosquito Aedes aegypti e na Prevenção da Gripe H1N1.

Programa pedagógico vivencial que busca tornar os participantes agentes multiplicadores de combate a doenças e seus vetores, especialmente o Aedes aegypti e para prevenção da Gripe H1N1.

Identificação de diferentes patologias, formas de prevenção, controle de focos e alternativas de controles biológicos serão alguns dos temas abordados por este importante programa pedagógico desenvolvido pela Quinta da Estância.

Combate ao Aedes aegypti:

Os participantes irão conhecer as espécies de plantas que possuem uma ação natural de repelir insetos em especial mosquitos, visitação aos nossos jardins repelentes.

Cada grupo visitante irá levar um mini canteiro com mudas de plantas repelentes para criar ambientes de prevenção nos seus locais de estudo ou trabalho.

Participantes irão aprender a fabricar, com materiais reciclados, uma armadilha para capturar mosquitos, reduzindo a necessidade do uso de venenos (participantes levam 1 armadilha para o local de trabalho).

Jogo dos Erros: Jogo dinâmico onde os participantes devem identificar áreas com e sem risco para reprodução do mosquito.

Diferenças da ação do mosquito em áreas urbanas e rurais, competição natural entre espécies.

Sala dos Invertebrados: Visita para identificação das diferentes espécies de mosquitos e outros invertebrados.

Visitas em áreas de demonstração de como se livrar dos focos: Caixas d’água, fontes, potes de água de plantas, piscinas, açudes, calhas, lajes, cada qual com ações preventivas que são visualizadas na prática.

Todos os participantes recebem um certificado de Agentes de Prevenção ao Mosquito Aedes aegypti e no verso deste material levam para casa um Guia de ações preventivas para evitar a proliferação dos vetores.

Prevenção a Gripe H1N1:

Diversão para os filhos e descanso para os pais!Jogo na Trilha da Saúde: jogo de tabuleiro gigante onde os participantes são as peças e devem responder questões relacionadas sobre a origem da doença, como atua este vírus em nosso organismo, quais os principais sintomas e principalmente como podemos prevenir o contágio em nossas escolas, casas e bairros.

Alimentos que auxiliam na melhora da saúde e prevenção às doenças, entre outras atividades e dinâmicas vivenciais sobre o tema.

Para as duas temáticas faremos análises da importância do saneamento e tratamento de água na prevenção de diversas doenças e como podemos auxiliar para que estas ações possas trazer mais resultados.

Não perca esta oportunidade de capacitar seus alunos e professores para contribuírem como agentes multiplicadores de informações e de combate a doenças em suas regiões!

 

NOVO! Programa Criança Natureza

rã touroPrograma pedagógico voltado para turmas de Educação Infantil e Séries Iniciais que busca uma reaproximação das crianças com a natureza.

São visitas à horta, ordenha, pomar (natureza e os nossos alimentos), mini trilha ecológica com visualização de nascentes (como se formam os Rios que correm em nosso país), visitação aos animais silvestres (quais animais vivem nas matas do Brasil), fontes de água como poços, açudes, rios, etc (de onde vem a água que bebemos) e como podemos mudar nossos hábitos diários para preservar o planeta.

Proporcione esta vivência inesquecível aos seus alunos!

 

NOVO! Programa Olhos da Noite

graxaim-do-mato-1Programa pedagógico noturno que possibilita aos alunos uma nova perspectiva da natureza quando todos estão dormindo.

Uma descoberta das espécies de animais noturnos de nossa região, plantas bioluminescentes (que brilha no escuro), insetos que só saem a noite e a função de cada um destes seres para o equilíbrio do ambiente natural.

Temos a possibilidade de oferecer esta programação com pernoite (grupos dormem na Fazenda) ou apenas do turno da noite com atividades e término até às 23:30hs.

Faça uma atividade diferente e curiosa com seus alunos!

 

NOVO! Programa Pedagógico da Campanha da Fraternidade 2017 – Biomas Brasileiros e Defesa da Vida

campanha-da-fraternidade-2017Programa pedagógico prático desenvolvido pela equipe da Quinta da Estância para que seus alunos vivenciem o tema da Campanha da Fraternidade 2017 – Biomas Brasileiros e Defesa da Vida.

Voltado para todas as faixas etárias (nível de aprofundamento de acordo com idade dos alunos) este programa vai mostrar todos os biomas existentes em nosso país, suas inter relações e como nossos hábitos do dia a dia podem ajudar a preserva-los.

Venha vivenciar a Campanha da Fraternidade na Prática na Quinta da Estância!

Clique aqui e saiba mais sobre esta programação e reportagens sobre a Campanha da Fraternidade.

 

NOVO! 2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável

2017-ano-intern-turismo-sustent-portuguesA ONU proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, venha conhecer ações inovadoras de sustentabilidade e como podem se tornar protagonista com ações diárias, na sua comunidade e escola  mostrando que inovação e sustentabilidade pode ser feito por todos nós!

A Quinta da Estância possui reconhecimentos e compromissos internacionais de sustentabilidade, sendo o único local turístico do Brasil aceito signatário do Pacto Global da ONU e tendo recebido diversos prêmios nacionais – veja nossas ações de sustentabilidade clicando aqui.

 

NOVO! Programa Jardim dos Contrastes

Criamos o Jardim dos Contrastes, ambiente onde seus alunos vão aprender como a natureza se adapta aos ambientes mais extremos. Plantação de Cactus, Leguminosas, Plantas Tropicais, tudo para explorar diferentes ecossistemas terrestres e aquáticos.

 

NOVO! Projeto de Astronomia

Crédito Thiago MonteiroCriamos um projeto completo para estudo dos astros, neste pacote os grupos podem realizar pacotes que incluem o período do dia e da noite (grupo pode dormir na Quinta da Estância ou ficar até a meio noite. Nesta programação necessitamos que a noite tenha previsão de tempo aberto para observação dos Astros).

Pontos abordados pelo programa de Astronomia:

Pontos explorados e abordados pelos monitores da Fazenda: Constelações, Planetas, Meteoros, Fases da Lua, Eclipses, Aglomerados, Via Láctea, Orientação geográfica pelas estrelas, Foto interferência antrópica, Cosmo visão, Satélites artificiais, Movimentos dos astros, Sol e suas interações em nossa vida, Novas descobertas, Luz a radiação solar, Telescópio Galileu, Zodíaco e Lendas relacionadas ao tema.

 

NOVO! Herbário Pedagógico e Botânica

arvore-simbolo-baixa-resolucaoConheça a árvore símbolo de cada estado, plantas carnívoras, espécies bioluminescentes (que brilham no escuro), espécies de plantas do deserto, aquáticas, que vivem na copa das árvores, terrestres, subterrâneas e outros segredos do mundo vegetal.

 

 

NOVO! Formação de Professores em Jogos Cooperativos

Paraquedas com logotipoProjeto desenvolvido por equipe especializada em dinâmicas vivenciais e Jogos Cooperativos para preparar os professores a trabalhar técnicas de integração de equipe dentro de sala de aula, fazendo com que os alunos interajam mais e consigam aprender os conteúdos de forma mais colaborativa e com maior nível de fixação.

 

 

NOVO! Programa de Formação de Educadores Ambientais 

Viveiro de Inversão (1)Com uma equipe especializada de biólogos criamos uma programação voltada à equipe de professores e coordenação para formação de Educadores Ambientais.

São técnicas e informações interessantes de como trabalhar esta temática com seus alunos em sala de aula e explorar o entorno das escolas para aguçar o interesse e curiosidade dos pequenos acerca da temática ambiental.

 

NOVO! Programa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – ONU)

ODS todosOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade com objetivo de fortalecer a paz universal com mais liberdade. A Agenda foi desenvolvida pela ONU com apoio de entidades civis, sociedade e governos de todo o planeta e consiste em uma Declaração com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, que devem ser perseguidas por governos e sociedade.

A Quinta da Estância montou uma programação exclusiva para que os participantes conheçam na prática cada um dos 17 ODS e possam contribuir para que consigamos atingir as metas propostas pela ONU e que irão garantir um futuro mais próspero para o planeta e todos nós.

 

NOVO! Programa Ciclos Migratórios Humanos

Trilha Ecológica (2)Estamos vivendo uma das maiores migrações em massa de nossa história recente, impactando a vida de milhares de pessoas.

Criamos este projeto pedagógico para que alunos e professores reflitam sobre os diversos ciclos migratórios que já tivemos no planeta, como estes movimentos influenciam na mudança cultural e criaram a identidade de municípios, estados, países e continentes, impactando de forma definitiva no modo como vivemos hoje em nosso planeta.

 

NOVO! Programa Vocacional e Desafio Vestibular

com logotipoSabemos que a preparação curricular e de conteúdo para realização do vestibular é realizado de forma exemplar pela maior parte das escolas, mas não podemos nos esquecer que horas de preparação e estudos podem ser perdidas quando o aluno é submetido a uma carga de stress e não sabe lidar com ela.

Pensando nisso desenvolvemos um programa com Jogos Cooperativos e Dinâmicas Vivenciais que auxiliam os alunos na identificação de preferências vocacionais nas áreas de exatas, humanas e biológicas (jogos que apresentem as características e alunos se identificam), preparação dos participantes para superar os fatores comportamentais para o vestibular em função da pressão no momento da prova, stress da preparação e superação individual para transpor obstáculos.

 

NOVO! Ciclos da Água

Escolas - Uso Racional da Água

A crise hídrica está impactando diversas regiões de nosso país. Desenvolvemos um programa completo para educar através da experiência e criar soluções para combatermos juntos este grande desafio!

Seguem alguns pontos que serão trabalhados nesta super programação pedagógica que preparamos para você e seus alunos:

Oficina do consumo de água: Simuladores de consumo para os alunos identificarem todo o desperdício de água que temos no nosso dia a dia e aprenderem como escovar os dentes, tomar banho, lavar as mãos, etc mantendo a qualidade para o usuário, mas com economia de água.

Simulador de ChuvaSimuladores de Chuva: Os alunos observam na prática o que ocorre quando há chuvas fortes e torrenciais em diferentes tipos de terrenos (área de cidades – impermeabilizadas onde ocorrem as inundações, área que foi desmatada com terreno sem vegetação – onde ocorrem as maiores erosões e assoreamentos de rios, área com vegetação onde a chuva corre mais lentamente sem erosões e evitando inundações).

Fontes de água: Análise das diferentes fontes de água (rios, lagos, açudes, poço comum, poço artesiano, captação de água da chuva através de cisternas, etc).

Água e a irrigação: Diferentes alternativas de irrigação que mantém a produtividade das plantas e beleza dos jardins com uso otimizado da água.

Água e poluição: Para onde vai a água servida que “descartamos” e de onde vem a água que iremos beber.

Entre outras atividades e dinâmicas de acordo com a faixa etária dos alunos.

Programa Imperdível para seus alunos!

 

Novo! Programa de Integração e União para seus alunos

escolas-projeto-jogos-cooperativos-e-21-09-2016-diainternacionaldapaz2Programa lançado no Dia Internacional da Paz (21/09) que tem como objetivo desenvolver uma visão de coletividade nos alunos. Através de dinâmicas vivenciais e jogos cooperativos demonstramos a interdependência entre cada um de nós e ampliamos a visão de empatia dos participantes, promovendo a tolerância e busca em equipe de soluções aos problemas que enfrentamos em nosso dia a dia.

 

Multihortas Pedagógicas – Semeie esta vivência com seus alunos!

Criamos uma nova vivência dos alunos em nossa horta pedagógica! Foram montadas 6 tipos de hortas em apenas 1 local de vivências:

Horta Tradicional: Sistema de plantio utilizado em canteiros com separação tradicional de culturas e formas de irrigação

Sistema Consorciado: Plantio de espécies diferentes no mesmo ambiente com objetivo de afastar insetos que podem prejudicar o desenvolvimento das plantas.

Rodízio de Culturas: Sistema que busca um rodízio dos tipos de culturas nos canteiros com objetivo de não esgotamento do solo.

Hidroponia: Cultivo de plantas na água, utilizando micro nutrientes para desenvolver as plantas sem a necessidade de terra.

Permacultura: Culturas permanentes sem a necessidade de plantios a cada colheita de novas plantas.

Horta em Espiral: Sistema de horta com chás e temperos em espiral para aproveitar a insolação em um menor espaço, mantendo a saúde e desenvolvimento das plantas.

 

Programa Arqueologia e Paleontologia

Explore os enigmas dos povos do passado e da natureza primitiva! Com simulações de escavações, sítio arqueológico modelo e utilizando modelos de fósseis os visitantes aprendem como os arqueólogos reconstituem a história de povos que não deixaram registros escritos, além de se surpreender com as grandes descobertas arqueológicas no Brasil e no mundo!

 

Da Raiz ao Dossel (estudo da copa das Árvores)

Estudo completo com observação da copa das Árvores, considerado um dos locais de maior biodiversidade do planeta. Construímos um mirante no entorno de uma figueira centenária para que os estudantes comparem os índices de biodiversidade e tipos de espécies encontradas das Raízes ao Dossel (copa da árvore), fazendo um comparativo dos diferentes micro ecossitemas.

 

Programa Gincanas Escolares na Quinta da Estância (Diurnas e Noturnas)  

Torne a gincana de sua escola inesquecível! Personalizamos a gincana de acordo com a temática proposta pela escola, formulamos todas as atividades e pontuação com nossa equipe de jogos cooperativos e você aproveita as atividades com seus alunos sem se preocupar, possibilitando uma maior integração entre toda a escola.

 

Meio Ambiente e Sustentabilidade

O impacto do homem no ambiente natural e as mudanças que estão ocorrendo em nosso planeta com Memorial das Mudanças Climáticas e Cápsula do Tempo.

As mudanças climáticas suas causas; como e onde ocorre; as consequências e as previsões para o futuro; que providências estão sendo tomadas; o que podemos fazer para ajudar; novos estudos e pesquisas, exemplos e experiências práticas, são os principais assuntos abordados.

Desmatamento (madeireiras ilegais); tráfico ilegal de animais e plantas (biopirataria); exploração ilegal do solo; assoreamento dos rios; queimadas – como a combinação destas situações impactam e ameaçam a maior floresta tropical do planeta (case Amazônia).

Venha participar e pensar conosco as soluções para o nosso PLANETA.

Alfabetização Cartográfica

Fazer leitura de mapas, orientar-se com precisão na superfície terrestre ou mesmo desvendar os mistérios de um GPS, é uma tarefa instigante para estudantes de todos os níveis, do ensino fundamental à graduação. Neste sentido a Alfabetização Cartográfica é tão importante quanto ler e escrever. Sua implantação, a partir da primeira fase da vida escolar, estimula o desenvolvimento cognitivo, o senso crítico e a orientação espacial do estudante.

Venha descobrir a Alfabetização Cartográfica na Quinta da Estância e aplique este aprendizado no dia-a-dia.

Da teoria à prática, pela vivência do espaço em ação!

 

Imersão em Língua Estrangeira – Inglês, Espanhol e Francês

Este projeto tem como objetivo o estudo da língua espanhola, inglesa e francesa através de atividades e vivências práticas, que além de facilitarem a fixação do conteúdo estudado, ainda trazem a percepção dos alunos da necessidade e importância de ter conhecimento de uma língua estrangeira.

Todas as atividades serão desenvolvidas por monitores especializados neste tipo de imersão, que se comunicarão com os alunos através da língua estrangeira a ser estudada (de acordo com o nível de cada turma).

A Quinta da Estância desenvolve projetos de imersão personalizados, de acordo com o período que o grupo irá permanecer na Fazenda. Contamos com projetos mais sintéticos para períodos de ½ turno e mais completos para pacotes de 1 dia ou com pernoite.

Durante o passeio o monitor da Fazenda irá realizar atividades ecológicas e de lazer de acordo com o que está sendo estudado em sala de aula, ampliando o aprendizado dos alunos e fixando os conteúdos estudados.

 

Dinâmicas e Jogos Cooperativos

A Quinta da Estância Grande oferece um programa especial, com qualidade comprovada por grupos de alunos e professores de diferentes escolas, que buscaram na Fazenda formas inovadoras de promover harmonia e integração na convivência escolar.

Objetivos:

  • Incentivar os alunos e/ou visitantes a se relacionarem de uma forma harmoniosa e amigável;
  • Estabelecer limites na convivência entre colegas, na escola, na família e na sociedade;
  • Autoconhecimento do corpo e de seu potencial (coordenação, controle da força, equilíbrio);
  • Diminuir as dificuldades de aprendizagem;
  • Estimular a solidariedade e a cooperação para a formação das pessoas;
  • Incentivar aspectos como iniciativa, liderança e criatividade nos alunos e/ou visitantes;
  • Estimular o interesse e aperfeiçoar as qualidades necessárias para realização do vestibular e para escolha profissional.

As atividades são realizadas junto a natureza preservada acompanhadas por monitores especializados, oferecendo programação diferenciada para atender as necessidades dos alunos e professores nos diversos níveis: Pré à 4ª série – Projeto Jogos de Integração; 5ª à 8ª série – Projeto Dinâmicas e Jogos Cooperativos; Ensino Médio – Projeto Cooperação; Vestibulandos – Projeto Desafio Vestibular; Professores, Coordenação e Funcionários – Projeto Criatividade na Educação.

Todas as atividades são personalizadas conforme os pontos específicos que a coordenação ou professores gostariam que fossem desenvolvidos com o grupo (motivação, cooperação, iniciativa, liderança, criatividade, entre outras competências). A partir deste objetivo, nossa equipe de monitores selecionam as dinâmicas que serão trabalhadas com o grupo na Fazenda.

Toda a atividade será coordenada e ministrada pelos monitores da Quinta da Estância, que durante o desenvolvimento e no término de cada dinâmica farão reflexões sobre os resultados obtidos, analisando as atividades sob os pontos solicitados pela instituição de ensino, além de outros que sejam percebidos durante a atividade.

Sugerimos que esta atividade seja desenvolvida durante o dia inteiro ou dia com pernoite na Fazenda, disponibilizando mais tempo para o desenvolvimento das dinâmicas, assim como das reflexões.

 

Alimentação Saudável

Visita ao minhocário, com observação do trabalho da minhoca e retirada do húmus para enriquecimento do solo.

Visita à horta pedagógica com explicações sobre os legumes, hortaliças e raízes e a participação da confecção de um canteiro, plantando mudas e aprendendo sobre nutrientes do solo (além do espaçamento, da profundidade para enraizamento e outras questões relativas ao desenvolvimento da muda).

Importância da alimentação saudável, pirâmide alimentar, diferentes tipos de vitaminas, carboidratos, proteínas, etc.

Confecção de lanches saudáveis, nutritivos e de fácil preparo em uma cozinha experimental, fazendo com que, além da preparação das receitas, as crianças experimentem e tenham contato com os diversos alimentos, ressaltando a importância de uma boa alimentação.

Ordenha: os alunos tiram o leite da vaca, provam o leite ainda quentinho com açúcar e canela e aprendem tudo sobre a importância do leite e derivados.

Visita ao pomar para comer a fruta diretamente do pé (frutas de acordo com a época do ano) e aprender sobre a importância das frutas na alimentação.

 

Jardim dos Sentidos e Labirinto das Sensações

A Quinta criou um projeto especial para os alunos testarem seus sentidos e descobrirem que a leitura do mundo se faz não só através da visão, mas também com o tato, olfato, audição e gustação, desenvolvendo assim os 5 sentidos do corpo.

Com os olhos vendados e pés descalços os alunos passarão pelo Labirinto das Sensações, percebendo que o tato pode ser sentido por todo o seu corpo e não só pelas mãos.

Logo depois, passarão pela prova do olfato, onde terão contato com ervas aromáticas e flores. A visão e a audição também são exploradas através de figuras tridimensionais e dos sons e barulhos de diferentes materiais. A gustação é testada com a prova de alimentos de diferentes sabores.

Fazemos também estudos mais específicos, aprofundando os fatores sensitivos que nos possibilitam perceber estas sensações, tato (através de células sensoriais), visão (camadas do globo ocular), audição (processo de receptação e percepção de sons), gustação (mapeamento da língua através das diferentes sensações), etc.

 

RECICL’ARTE: Oficina de Reciclagem

Confecção de presentes, brinquedos, enfeites para árvore de Natal, Páscoa, etc, sempre utilizando materiais reciclados, a partir de resíduos secos.

Separação do lixo nos momentos de refeição, com reflexão sobre o lixo produzido em todos os momentos de nossa vida e a nossa responsabilidade sobre o que fazer com ele.

Conversa com integrante da Associação de Recicladores de Viamão sobre a importância econômica do lixo separado para as famílias de catadores de lixo (solicitar com antecedência – de acordo com disponibilidade da Associação).

Visita ao minhocário e à horta para aprender a importância e a economia da utilização de lixo orgânico para adubação através de compostagem.

 

Solicite orçamento para seu passeio pedagógico e de lazer: atendimento@quintadaestancia.com.br