Mais de 3.300 jovens são beneficiados com Projeto Jovens Embaixadores

Autoridades participam do lançamento do projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico da CORSAN na Fazenda Quinta da Estância

Café da manhã contou com a presença do presidente da Corsan e representantes dos municípios envolvidos com o projeto

DSCN6480Na manhã desta terça-feira (02), foi lançado o projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico, um parceria entre a Corsan e a Fazenda Quinta da Estância. Durante toda a semana, mais de 3,3 mil alunos da rede municipal de ensino de 9 municípios da região metropolitana estão visitando gratuitamente a Fazenda e aprendendo mais sobre a importância do saneamento, o ciclo da água, preservação de mananciais e do uso consciente do recurso. As visitações ocorrem durante a 25a Semana Interamericana da Água, nesta terceira edição do projeto.

Para o diretor da Fazenda, Rafael Goelzer, este projeto mostra a preocupação dos municípios em conscientizar a população sobre o impacto do saneamento na vida das pessoas. “Os alunos que vivenciam o projeto e se formam como Jovens Embaixadores são multiplicadores deste conhecimento em suas casas, comunidades e escolas, aumentando a capilaridade do projeto e incentivando uma mudança de atitude em prol do meio ambiente e do saneamento. Créditos Pegorer Estudio (6)Elas conseguem visualizar na prática, através das nossas dinâmicas, o impacto que nossas atitudes podem ter, saem da atividade percebendo a responsabilidade compartilhada entre Estado, Prefeituras, Sociedade e cada família para universalização do saneamento”, afirma. O diretor também aproveitou a oportunidade para explicar que dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, este, pela transdisciplinaridade, contempla 9. “Normalmente se atinge até três por projeto, aqui temos três vezes esta média. Este é um conteúdo que depois é retomado constantemente em sala de aula e facilita muito a compreensão das crianças, pois elas conseguem visualizar toda a parte teórica que já foi trabalhada na escola, aumentando a fixação do conteúdo”, explica

Presidente da Corsan Jorge Luiz Costa Melo - Créditos Pegorer Estudio

Presidente da Corsan Jorge Luiz Costa Melo – Créditos Pegorer Estudio

Para o Presidente da Corsan, Jorge Luiz Costa Melo, atuar com crianças é o melhor caminho para se atingir os objetivos no futuro. “Talvez os mais velhos não tenham esta consciência ambiental que os jovens estão tendo. Se cada um destes alunos conversar sobre o que viu aqui com outras 10 pessoas, já temos 33 mil sensibilizadas”, destaca. Melo também afirma que a água é um recurso que só recebe a devida atenção quando falta, mas na verdade o seu uso passa por questões relacionadas à saúde, qualidade de vida e redução da desigualdade social. “É de suma importância a atingirmos a universalização da área urbana no que tange ao saneamento básico. Porém, a Corsan não tem como fazer tudo sozinha. a palavra de ordem é parceria. Temos que unir forças e a iniciativa privada pode participar deste processo”, diz Melo.

O diretor executivo da Agenda 2020, Valdir Bianchessi, aproveitou a oportunidade para destacar que o que é feito na base de forma qualificada tende a gerar impacto positivo no futuro, afirmando que a Agenda 2020 apoia projetos criativos e de alto impacto social e ambiental como o Jovens Embaixadores do Saneamento Básico da Corsan.

Créditos Pegorer Estudio (3)

Pensar no longo prazo é um dos objetivos da prefeitura de Viamão, que conseguiu desenvolver um projeto de saneamento básico que deve melhorar a qualidade de vida de toda a população. “Realizamos um trabalho permanente no dia-a-dia de conscientização da preservação ambiental nas escolas e envolvendo toda a população. Com isso, já conseguimos reduzir os elevados índices de dengue dos últimos dois anos para zero em 2018”, garante o prefeito da cidade, André Pacheco.

Também participaram da cerimônia a Presidente da Abes, Jussara Calil Pires, a Secretária de Educação de Alvorada, Neuza Machado Teixeira, a Secretária de Meio Ambiente de Alvorada, Ângela Maria do Amaral, o Secretário de Educação de Sapucaia do Sul, Luciano Rodrigues, a Secretária de Educação de Eldorado do Sul, Ana Rita Poggetti, a Secretária de Educação de Guaíba, Virgínia Viegas, a Secretária de Educação de Canoas, Eliane Escobar, o Secretário de Desenvolvimento de Viamão, Túlio Barbosa, o Secretário de Educação de Viamão, Carlos Bennech, o Secretário de Meio Ambiente de Viamão, Gilberto Braga, a Secretária de Educacao de Cachoeirinha, Rosa Maria Lippert, a Secretária de Cultura e Esporte de Cachoeirinha, Sonia Rejane, e o Comandante do 18o BPM, André Felio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>