Programas por Níveis Educacionais

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PROGRAMAS ANO a ANO (Educação Infantil ao Ensino Médio)

A Quinta da Estância possui uma equipe pedagógica transdisciplinar que se aprofundou no estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e criou sugestões de programações pedagógicas Ano a Ano (da Educação Infantil ao Ensino Médio) abordando as 4 áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas).
Nesta construção também aplicamos o que há de mais moderno em metodologias de educação vivencial, para que os estudantes possam trazer à vida os conteúdos estudados em sala de aula.

A Quinta da Estância obedece os mesmos critérios das escolas, onde o conteúdo de cada ano é diferenciado. Os Programas Ano a Ano podem servir de guia para que os professores escolham a programação que desejam realizar na Quinta da Estância.

Conheça mais sobre o programa e traga sua turma para a Quinta da Estância.

EDUCAÇÃO INFANTIL (Berçário, N1, N2, N3, N4 e N5 – já adaptado à BNCC)

Nossas crianças são pequenos cientistas. Nos programas desenvolvidos pelos especialistas da Quinta da Estância exploramos a curiosidade natural dos pequenos promovendo uma construção do conhecimento através dos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA.

Os projetos desenvolvem o aprendizado a partir da exploração de vivências nos diversos ambientes da Quinta da Estância, criando uma percepção diferente do que é propiciado dentro de sala de aula, nos ambientes escolares e no ambiente familiar, explorando 5 áreas nos Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós: Nas visitas e interações com animais exploramos a percepção das necessidades de cada individuo, que existem diferenças entre os animais e os seres humanos, além de explorar a vida como um todo e nossas interações com colegas, pais, professores e a natureza. Além disso temos também o projeto jardim dos sentidos, onde os alunos exploram os sentidos do corpo, assim como as relações com os colegas, em experiências individuais e coletivas.
  • Corpo, Gestos e Movimento: Montamos diversas estruturas para explorar a ampliação do repertório de movimentos das crianças, são mini trilhas ecológicas, pracinhas temáticas, mini parede de escalada, pontes suspensas. Tudo com objetivo de gerar um Desenvolvimento Sensório Motor nas crianças.
  • Traços, Sons, Cores e Formas: Exploramos as cores, formas, traços e sons do ambiente rural, buscando suas diferenças com relação ao ambiente urbano, texturas dos pelos e penas dos animais (crianças tocam para sentir as diferenças), percepção do som de cada animal e como podemos representá-los. Além disso exploramos uma oficina criativa, com instrumentos musicais feitos de utensílios de fazenda e de materiais reciclados e espaço de desenho com Urucum e carvão (tintas naturais).
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Criamos o momento dos contos e lendas, onde desenvolvemos a imaginação dos pequenos utilizando diferentes estilos de linguagens, saindo apenas do escopo das histórias infantis para uma visão maior da linguagem como forma de interação. Criamos 3 novas áreas de leitura e imaginação: roda conto na aldeia indígena (roda em volta de uma pequena fogueira, com leitura de conto escrito e ilustrado em folhas de flip-chart ou banners); casa na árvore (raiz ao dossel) com leitura de historinha escrito e ilustrado em folhas de flip-chart ou banners; anfiteatro na natureza com bancos fixos de madeira e área central de apresentação (onde os alunos encenarão uma peça usando fantasias simples de animais silvestres: bugio, gato do mato, graxaim, tatu, quer-quero, lagarto, etc).
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações: Exploramos o conhecimento da criança do mundo a sua volta (diferença dos espaços da Fazenda para os espaços urbanos), as relações dos seres humanos com os demais seres do planeta (parceria de troca com animais domésticos – leite, ovos, transporte com cavalo, lã com as ovelhas, etc), transformações promovidas pelo homem na natureza (visita às matas nativas, horta, jardins, ambientes construídos, verificando as diferenças de cada ambiente), trabalhamos a contagem, ordenação e as medidas (qual destes animais é o maior, qual o mais pesado, quais tem cores semelhantes, quantos animais temos aqui, etc). Fomentamos a lembrança como análise do tempo (quando começamos o passeio, o que vamos fazer depois, quanto tempo faz que tiramos o leite das vacas, agora está de dia ou noite, manhã ou tarde), exploramos também a visão espacial (por onde já passamos? qual foi nossa “trilha” na Fazenda).
Os projetos voltados para a Educação Infantil são 100% personalizados, são vivências práticas direcionados para cada faixa etária, de acordo com os projetos realizados pelos professores em sala de aula, podemos adaptar conforme a necessidade de cada turma.

PRIMEIRO ANO (já adaptado à BNCC)

Programas por Níveis Educacionais: Educação Vivencial para todas as faixas etárias!
  • Comparação de características de diferentes objetos de uso Rural e Alimentos de cada animal com suas origens e matérias primas.
  • Visitação à composteira e para fazer uma correlação entre estes materiais e seus destinos após o uso, quais podem ser reutilizados ou reciclados.
  • Visitação à Fazendinha de animais domésticos com a classificação e diferenças entre os animais (tamanho, peso, cor, tipo de pelo/pena, número de patas, tipos de dentes e bocas e suas funções no dia a dia de cada animal).
  • Hábitos de higiene, alunos irão simular ações cotidianas que promovem a higiene, escovar os dentes, lavar as mãos antes do lanche na Fazenda, etc.
  • Partes do corpo humano: Iremos confeccionar com os alunos um mascote para a turma levar para escolas, utilizando canos de PVC teremos um boneco com cabeça, pescoço, tronco e membros. Para a construção utilizaremos um modelo já construído pela Quinta da Estância. Ao final iremos comparar os dois bonecos para que os alunos percebem que existem características diferentes entre as pessoas.
  • Visitação ao pomar com árvores que produzem frutas em diferentes épocas do ano, para que os alunos percebam as escalas e medidas de tempo (horas, dias, semanas, meses, anos, ciclos de colheitas, calendários) construção da data com dia/mês/ano.
  • Observação dos Ritmos Naturais (manhã, tarde e noite), visitação à mata e área com estufas na horta comparando temperaturas e umidades (externa e interna). Fazer análise com outras realidades (urbano, rural, outros países, etc).
  • A adaptação da nossa alimentação, vestuário e hábitos com os ritmos da natureza ao longo de 1 dia, 1 semana, 1 mês e ano (frio, calor, vento, etc).
  • Visitação aos animais domésticos e perceber como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo das atividades diárias dos seres humanos e demais seres vivos.
  • Identificar características e diferenças entre seus espaços de vivência Urbano, e Rural (casa, apartamento, escola, ambientes públicos e privados, características do entorno). Ambientes rurais como horta, pomar, campo, ordenha, suas diferenças estruturais e de uso. Visualizar a função e tipos de uso de cada um destes ambientes.
  • Identificar semelhanças e diferenças entre brincadeiras e espaços de lazer rurais e urbanos, brincadeiras de antigamente e de outras culturas como a indígena (carrinho de lomba, perna de pau, bolita, etc).
  • Identificação de regras e usos de diferentes ambientes (regras de convivência, regras de trânsito, regras sanitárias, etc).
  • O mundo do trabalho, diferenças entre trabalhos rurais e urbanos. Demonstrar itens do trabalho rural que foram se alterando (sistemas de arados antigos e automatizados), mostrando a dinâmica das mudanças no mundo do trabalho.
  • Pensamento espacial, mapas mentais com pontos de referência e registros da lembrança com período temporal. Monitor irá explorar com os alunos uma retrospectiva das atividades, do itinerário e do trajeto realizado pela turma na Fazenda, identificando os principais pontos de referência de cada ambiente e trabalhando a construção da lembrança no tempo (o que fiz antes e o que faremos depois). Percepção que nem todos irão lembrar dos mesmos momentos e que as experiências marcam de forma diferente cada pessoa.
  • Visitação a diferentes espécies de animais e identificar as diferenças e semelhanças na formação dos núcleos familiares de cada espécie e as funções de cada membro da família, percebendo que existes diversas formatações familiares nos seres humanos e demais seres vivos.
  • Exploração dos números para quantificação fazendo referência a quantos animais existem em um ambiente, quantos locais que a turma visitou (contagem até 100). Adição e subtração simples analisando quantos animais temos nestes 2 cercados, tirando os filhotes ficamos com quantos. Demostraremos também que os números podem ser utilizados como código de identificação e com outros objetivos distintos da quantificação.
  • Demonstraremos comparações quantitativas nos cochos de alimentação dos animais (comeu menos, comeu mais, está diminuindo, está aumentando, está igual, etc).
  • Classificação do Lixo: os alunos participam da classificação do lixo produzido durante o passeio – seco (papel, latas, plástico) e orgânico (pão, bolo, cascas, frutas, …). Quais podem ser reciclados.
  • Programas específicos de acordo com o centro de interesse da turma (ex.: tosquia de ovelha, produção do fio e tecelagem, serpentes, abelhas, borboletas, beija-flor, formigas, entre outros) .
  • Datas comemorativas: Páscoa (confeccionar ninhos com material natural), Dia das Mães (confeccionar presentes na carpintaria), Festas Juninas (fogueira, pipoca, lanches típicos), Dia dos Pais, Dia da Criança, etc.
  • Dormitório para eventual descanso após o almoço (sob disponibilidade).
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

SEGUNDO ANO

Programas por Níveis Educacionais: Contato direto com animais domésticos!
  • Mamíferos e Aves: tamanho, peso, cor, cobertura (couro, pelo, penas, escamas), número de patas/pés, boca, dentes, o que comem, onde vivem, como se reproduzem e nascem, como se locomovem, diferenças entre macho e fêmea e utilidade para o homem.
  • Peixes, Anfíbios, Répteis, Aranhas, Insetos, Moluscos, Anelídeos e Decompositores: comparação e diferenças.
  • Horta Pedagógica: produção de adubo orgânico pelo aproveitamento do lixo, compostagem, minhocário, construção de canteiros, semeadura, colheita de verduras e legumes, comer cenoura recém colhida, diferença de cores e textura das plantas e sistemas de irrigação.
  • Pomar e Tipos de Árvores: (ornamentais, nativas, exóticas); examinar as folhas, caules, frutas, sementes, raízes, saborear frutas da época e cuidados no cultivo orgânico, além das noções de reflorestamento.
  • Criadouro Conservacionista: comparação e diferenças entre os animais silvestres do criadouro (catetos, araras, tucanos, emas, patos silvestres, entre outros).
  • Sons: identificação dos sons produzidos por animais domésticos, exóticos e silvestres; percepção dos sons da natureza: vento, água, folhas e as diferenças entre os sons do meio urbano e meio rural.
  • Iniciação a números (unidade, dezena, dúzia, litro, tamanho, peso, …) e letras.
  • Observar como o homem do campo interage com os insetos (abelhas), os animais domésticos mamíferos (cavalos, vacas, porcos, …), as aves domésticas (galinhas, gansos, perus, …), os pássaros silvestres (sabiás, tico-tico, pica-pau, cardeais, …), anelídeos (minhocas), peixes (carpa, lambari. tilápias, …), anfíbios (rãs), répteis (serpentes) e decompositores para produzir alimentos, controlar o equilíbrio ecológico, melhorar a qualidade de vida e preservar a natureza.
  • Contato com animais: pegar, tocar e acariciar os pintinhos, patinhos, coelhinhos, minhocas, rãs, peixes, serpentes, tirar leite das vacas, dar de mamar aos terneirinhos (sob disponibilidade de filhotes), comida aos gansos, andar a cavalo (conduzido) e passear de trator.
  • Programas específicos de acordo com o centro de interesse da turma (ex.: tosquia de ovelha para produção de fio de lã, estudo de abelhas, borboletas, morcegos, formigas, entre outros).
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

TERCEIRO ANO

Programas por Níveis Educacionais: Salas Vivenciais - Sala dos Paixes
  • Mamíferos, Aves, Anfíbios, Peixes, Anelídeos, Insetos, Aracnídeos, Répteis, Moluscos e Decompositores: observação, comparação, características, diferenças e curiosidades.
  • Equilíbrio Ecológico: como o homem do campo interage com os insetos (abelhas), os animais domésticos mamíferos (cavalos, vacas, porcos, …), as aves domésticas (galinhas, gansos, perus, …), os pássaros silvestres (sabiás, tico-tico, pica-pau, cardeais, …), anelídeos (minhocas), peixes (carpa, lambari. tilápias, …), anfíbios (rãs), répteis (serpentes) e decompositores para produzir alimentos, controlar o equilíbrio ecológico, melhorar a qualidade de vida e preservar a natureza.
  • Horta Pedagógica e Pomar: conhecer desde a semeadura até a colheita, produção de adubo orgânico, lixo, irrigação, mudas, sementes, propagação de plantas, colheita, comer cenoura recém colhida, hidroponia (cultivo de plantas na água), conhecer o pomar, árvores ornamentais, nativas, reflorestamento, vegetação natural e cultivada, cuidados para preservar a terra e saborear frutas da época.
  • Criadouro Conservacionista: identificar diferenças entre animais silvestres do criadouro da Quinta da Estância (catetos, araras, papagaios, tucanos, emas, capivaras, patos silvestres, tachã, …), como nascem, o que comem, qual o habitat de cada espécie, porque preservar os silvestres, controle do IBAMA sobre a fauna e a flora nativa.
  • Trilha Ecológica com caminhada pela mata nativa e ciliar, observação da vegetação nativa, da água do arroio, dos pássaros e demais animais, flores, bromélias e orquídeas e aventura nas pontes suspensas “a la Indiana Jones”.
  • Integração homem x natureza: vantagens e desvantagens da vida no campo e urbana, interdependência das duas, alimentos, animais e área de preservação ecológica e ambiental.
  • Programa Básico: tirar leite das vacas, horta orgânica, compostagem do lixo, minhocário, hidroponia (cultivo de plantas na água), produção de mel, observação dos viveiros com aves domésticas e exóticas, conhecer rãs, peixes, répteis, mamíferos, aracnídeos, moluscos, entre outros.
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

QUARTO ANO

Programas por Níveis Educacionais: Jardim dos Sentidos
  • Água: propriedades, utilidade, água potável, poluída e contaminada (imprópria para o consumo); purificação, ciclo da água, estado físico, agentes causadores de doenças infecciosas e recursos hídricos existentes na Quinta (poço comum, poço artesiano, vertentes, arroio, lago, açudes, banhados e olho de boi).
  • Plantas: ornamentais, frutíferas, nativas e reflorestamento, raízes, caule, tronco, folhas, frutos, sementes, funções, necessidades vitais, reprodução, fitoterapia (chás medicinais), horta orgânica, estufas, hidroponia (cultivo de plantas na água).
  • Animais Vertebrados: Mamíferos (vacas, cavalos, porcos, ovelhas, jegues, pôneis, mini-vacas, coelhos, cachorros, capivaras, macacos e catetos.). Aves – aves domésticas, exóticas e silvestres (+ de 60 espécies). Répteis – quelônios e serpentes. Anfíbios – rã touro e comum, pererecas e sapos (conhecimentos sobre a metamorfose das rãs). Peixes – lambari, carpas, tilápias, traíras, entre outros.
  • Animais Invertebrados: Insetos – interação com a coleção didática. Aracnídeos – escorpiões, aranhas e opiliões. Crustáceos – lagostinhos de água doce. Quilópolos e diplópolos. Anelídeos – minhocas. Moluscos – caracóis.
  • Decompositores – Utilidade para o homem e as espécimes tóxicas.
  • Higiene: – Alimentar (vegetal, mineral e animal), física, mental e social.
  • Animais domésticos, exóticos e silvestres: diferenças, características, curiosidades, para que servem os pelos, penas, escamas entre outros.
  • Produção rural para autoconsumo de carnes, vegetais, legumes, frutas, leite e derivados, mel e remédios caseiros.
  • História – Interdependência da vida urbana e rural: energia, alimentos, transporte, comunicação, lazer, esportes, cultivos, conhecimentos práticos, tecnologias e educação. Evolução do homem no campo, equipamentos de trabalho, industrialização primitiva com tração animal, uso das energias eólica, hidráulica, mecânica e elétrica, aproveitamento econômico. Programas Povos Indígenas (programa especial em abril), Revolução Farroupilha (programa especial em setembro).
  • Geografia – relevos, matas nativas e ciliares, cursos d’água, comparativo entre regiões, tipos e utilização de solos, fronteiras entre propriedades, alfabetização cartográfica (atividade específica com construção de mapas, escala, referências geográficas, utilização de bússola, pontos cardeais, etc).
  • Orientação solar, pontos cardeais, relógio de sol, trajetórias de verão e inverno, sombra, energia eólica e solar, água potável (localização dos veios d’água com forquilha para a construção de poço comum), direção do vento e predominantes.
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

QUINTO ANO

Programas por Níveis Educacionais: Programa da Alimentação Saudável
  • Tipos de plantas e meio ambiente: plantio, crescimento, desenvolvimento e novas técnicas de plantio.
  • Animais vertebrados e invertebrados; relação presa/predador, parasita/hospedeiro, consumidores.
  • Recursos naturais que o planeta nos oferece.
  • Como funcionam os aparelhos digestivo, respiratório, circulatório, excretor, reprodutor, esqueleto, músculos e sistema nervoso de animais (utilizando modelos anatômicos).
  • Nutrição: Alimentação equilibrada e conservação dos alimentos na cidade e campo.
  • Higiene física, mental e social.
  • Integração homem/natureza; vantagens e desvantagens da vida no campo e interdependência das duas.
  • História regional: Primeira capital da província, Guerra dos Farrapos, evolução do transporte, comércio, agricultura, pecuária e agroindústria, pontos históricos e turísticos e materiais utilizados na época e demarcação de fronteiras.
  • Vestígios das primeiras colonizações, tradição e folclore.
  • Geografia: relevos, matas nativas e ciliares, cursos d’água, flora e fauna, vegetação, clima, localização, tipos de solo, cultivos, culturas, espaço, temperatura, ventos predominantes e alfabetização cartográfica (atividade específica com construção de mapas, escala, referências geográficas, utilização de bússola, pontos cardeais, etc).
  • Trilha ecológica com observação do meio ambiente, flora e fauna, recursos renováveis e não renováveis.
  • Animais e plantas como fonte de alimentação, vestimentas, utensílios e medicação.
  • Matemática: Medidas de superfície, volume, distâncias, etc.
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

SEXTO ANO

Programas por Níveis Educacionais: Simuladores de chuva
  • Solo: Rocha, degradação das pedras, formação do solo, tipos de solo, horizontes, textura, composição, camada verde, erosão, húmus. Agricultura tradicional, uso de adubação química e orgânica, horta orgânica e biológica, compostagem, minhocário, aeração, penetração das raízes e rotação de culturas. Uso de defensivos e contaminação do solo.
  • Ar: Poluição do ar, liquens, parasitas, sol, nuvens, sombreamento, chuva, queimadas, desmatamento, envenenamento, ameaça do C02, mudanças climáticas, temperatura, efeito “el Niño”, camada de ozônio, oxigênio, relógio de sol, energia solar e trajetórias do sol (verão/inverno).
  • Água: Recursos hídricos disponíveis na Quinta (poço comum, poço artesiano, vertente, arroio, açude, lago, banhado, olho de boi), mata ciliar, sistemas de contenção da água, utilização na agricultura, irrigação, plasticultura e hidroponia (cultivo de plantas na água).
  • Horta Pedagógica: Produção de adubo orgânico, lixo, classificação, compostagem, minhocário, aeração do solo, húmus, vantagens e desvantagens.
  • Erosão provocada pela água, vento, animais, falta da camada verde e agricultura.
  • Fitoterapia: Cultura de plantas medicinais usadas para consumo humano e animal. Como plantar, cuidar, quando colher, como preparar, consumir e estocar. Uso da fitoterapia na tradição gaúcha e população rural.
  • Botânica: Plantas, árvores frutíferas, ornamentais, nativas, ciliares e reflorestamento, agricultura tradicional e mono culturas, camada verde, parasitas, líquens, equilíbrio ecológico e área de preservação ambiental, fauna e flora.
  • Trilha ecológica: Observação do ecossistema e da natureza preservada, das rochas, tipos de solo, erosão, mata ciliar, flora e fauna, cursos d’água, temperaturas em diversos locais (microclima) e húmus.
  • O IBAMA considerou ecologicamente preservada e própria para a soltura de animais apreendidos a área física da Quinta. Por esta razão tem encaminhado, sistematicamente, aves silvestres apreendidas para serem recuperadas, tratadas e reambientalizadas na própria Fazenda.
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

SÉTIMO ANO

Programas por Níveis Educacionais: Plantio de árvores nativas
  • Seres Vivos: Vertebrados (mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis) e invertebrados (insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópolos, diplópolos, anelídeos, moluscos e decompositores).
  • Ovoscópio: Observação do desenvolvimento do embrião, em diversos estágios de crescimento, dentro do ovo de aves criadas na Quinta, até o nascimento.
  • Metamorfose: Observação da transformação da rã, desde o girino, imago e rã.
  • Estudo dos seres vivos através da observação de diferenças entre mamíferos, aves, peixes a anfíbios (utilizando modelos anatômicos).
  • Alimentação: Estudo de todos os alimentos que serão consumidos durante o passeio, bem como sua elaboração (leite e derivados, verduras e legumes, pão, massa, carne, galeto, etc).
  • Solo: Lixo, compostagem, minhocário, adubo orgânico, horta orgânica e biológica, cultivo orgânico e com uso de adubação química (cultivo tradicional), húmus, estufas, irrigação, plasticultura, aeração do solo e hidroponia (cultivo de plantas na água).
  • Vegetais: estudos sobre os vegetais produzidos e consumidos na Quinta.
  • Fitoterapia (chás medicinais): importância, como plantar, colher, preparar, armazenar e consumir. Uso humano e animal.
  • Mata nativa, ciliar e reflorestamento: Importância ecológica e econômica. Área de preservação ambiental e legislação do IBAMA.
  • Trilha ecológica: Observação do ecossistema e da natureza preservada.
  • O IBAMA considerou ecologicamente preservada e própria para a soltura de animais apreendidos a área física da Quinta. Por esta razão tem encaminhado, sistematicamente, aves silvestres apreendidas para serem recuperadas, tratadas e reambientalizadas na própria Fazenda.
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

OITAVO ANO

Programas por Níveis Educacionais: Sala de Aula dos Seres Vivos
  • Corpo humano: Aula comparada do corpo, analisando a anatomia e fisiologia dos aparelhos digestivo, respiratório, circulatório, excretor e reprodutor, tecidos, músculos e esqueleto (utilizando modelos anatômicos).
  • Jardim dos sentidos: Labirinto onde todos os sentidos são testados (tato, olfato, audição, gustação, temperatura, sons e ilusão ótica).
  • Reprodução dos seres vivos: Animais e vegetais. Cruzamentos genéticos, características hereditárias, gene dominante e recessivo, engenharia genética, mutações, inseminação artificial de mamífero e clonagem vegetal.
  • Alimentos: Composição dos alimentos servidos na Quinta. Tipos de conservação: congelamento, enlatamento e secagem. Aditivos alimentares, funções e cuidados. Hábitos alimentares no campo e na área urbana.
  • Plantas medicinais: Diferentes tipos, coleta e preparo. Importância da fitoterapia no tratamento humano, e animal e como estes compostos são utilizados na Quinta da Estância.
  • Trilha ecológica: Observação dos batimentos cardíacos e diferentes temperaturas durante o percurso da trilha ecológica, bem como, do ecossistema e da natureza preservada.
  • O IBAMA considerou ecologicamente preservada e própria para a soltura de animais apreendidos a área física da Quinta. Por esta razão tem encaminhado, sistematicamente, aves silvestres apreendidas para serem recuperadas, tratadas e reambientalizadas na própria Fazenda.
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

NONO ANO

Programas por Níveis Educacionais: Educação na Prática
  • Matéria: Tipos, propriedades gerais e específicas, transformação, fases (sólidos, líquidos e gases), mudanças e misturas.
  • Energia: Modalidade, transformação térmica, sonora, luminosa, elétrica e magnética.
  • Movimento: Trajetória, velocidade e aceleração.
  • Dinâmica: Força, elementos, medidas, massa, aceleração e sistema.
  • Ação, reação, inércia, gravidade, pressão, atrito. Trabalho, máquinas, alavanca, roldana, plano inclinado.
  • Meio ambiente: Efeito estufa, chuva ácida, camada de ozônio, radiação, resíduos agrícolas, domésticos e industriais, poluição, sonora, atmosférica, inversão térmica, água e solo.
  • Organização do mundo vivo: Reprodução das espécies, ciclos e metamorfoses, biotecnologia, microorganismos, inseticidas orgânicos e ecossistema.
  • Orientação profissional: Atividades desenvolvidas por agrônomos, biólogos, geólogos, veterinários, zootecnistas, em área rural, com abordagem econômica.
  • Trilha ecológica.
  • Diversas atividades de lazer, sob a orientação de monitores treinados.

ENSINO MÉDIO

ECOLOGIA
Programas por Níveis Educacionais: Educação Ambiental
Programas por Níveis Educacionais: Teia da Vida
Programas por Níveis Educacionais: Primeiro Empreendimento de Turismo do Brasil aceito signatário do Pacto Global da ONU
  • Preservação ambiental e a importância da manutenção da vida; Desequilíbrios (vazamentos químicos, caça e pesca predatória, eliminação de habitats e devastação de matas, etc);
  • Tráfico de fauna e flora (coleta; transporte; revendedor; consumidor final);
  • Exportação ilegal de flora e fauna como material de pesquisa e a patente de remédios; Controle, Fiscalização, Órgãos responsáveis;
  • Processo de Reambientalização de flora e fauna em seus habitats; Equilíbrio natural e compensação natural.
  • Seres vivos e meio ambiente; Ecossistemas; Hábitat e nichos ecológicos; Ecótono; Componentes bióticos e abióticos; Produtores X Consumidores; Decompositores.
  • Cadeia alimentar e fluxo energético.
  • Seleção natural X desenvolvimento.
  • Relações ecológicas.
  • Ciclo do Carbono; Ciclo da Água; Ciclo do Oxigênio; Ciclo do Nitrogênio, do Fósforo e seus desequilíbrios.
  • Certificações de Neutralização de Carbono e Pacto Global das Nações Unidas.
  • Reciclagem: Todo o processo desde a coleta até a recomercialização; Reciclagem e reaproveitamento e suas diferenças; 5 Rs; tingimentos, cloração.
  • Organismos bioindicadores; Diferenças na mata, mata ciliar, mata de reflorestamento, campo e cidade.
BOTÂNICA
Botânica
  • Classificação dos vegetais: Reino Fungi e Plantae; Morfologia externa das plantas (semente, caule, folhas, inflorescência, flor-cálice, frutos, etc): Importância econômica e ecológica das plantas.
  • Trilha ecológica (atividades guiadas por monitores).
ZOOLOGIA
Sala Vivencial dos Seres Vivos
Criadouro Conservacionista
  • Caracteres diagnósticos dos Grupos; Ordem evolutiva.
  • Morfologia Externa.
  • Histologia; Anatomia e fisiologia animal (mamífero, ave, peixe, anfíbio (rã)) para análise e comparação (reprodução, respiração, circulação, excreção, termorregulação, principais órgão responsáveis pelos seus sentidos peculiares). Atividade realizada por veterinário habilitado.
  • Como estudar cada grupo, Comportamento, hábito e habitats.
  • Distribuição natural geográfica.
  • Introdução de fauna e flora exóticas em um meio ambiente natural, seus distúrbios e defesas.
  • Criatório conservacionista: Criação de animais silvestres em vias de extinção para reprodução e repovoamento de áreas degradadas. Manejo de animais silvestres que possibilitam a criação em cativeiro; Chocagem artificial; Legislação.
  • Criatório de animais exóticos: Controle; Manejo; Chocagem artificial; Legislação.
GENÉTICA
Mini Touro - cruzamento genético
  • Gene recessivo, gene dominante.
  • Melhoramento genético.
  • Manipulação artificial.
  • Fenótipo, genótipo e polialelia.
  • Manipulação genética e os Transgênicos.

BIOFÍSICA

  • Radiação natural; Proteção radiológica.
  • Conservação da energia; Métodos de assimilação de energia.
  • Fenômenos ondulatórios; Meio Elástico; Ondas Sonoras.
  • Força de compressão e de tração ; Movimento; Massa; Atrito; Inércia; Arrastamento.
  • Sustentação e Impulso.
BIOQUÍMICA
Produção Científica
  • Radiação artificial.
  • Legislação sobre águas.
  • Balanceamento do Solo.
  • Energias no ambiente e ligações.
  • Fermentação, Respiração e Fotossíntese.
MATEMÁTICA / FÍSICA
Matemática e Física - Bateria de Esportes Radicais - estudo de área, velocidade, gravidade, empuxo, vetores, etc
  • Área.
  • Ângulo.
  • Desníveis de áreas.
  • Trilha topografada: Atividade que o grupo percorre uma trilha onde é possível o cálculo de velocidade média, distância, fragmentação da trilha em percentuais de percurso percorrido a partir da velocidade média e tomada de tempo, ângulos, retas, curvas, tempo, aclive, declive, cubagem; Como utilizar a bússola, bússola natural utilizando materiais de fácil obtenção.
GEOGRAFIA
Programa de Alfabetização Cartográfica
  • Pontos cardeais.
  • Localização a partir de bússola, pontos de referência, mapa, nascer e pôr do sol, etc.
  • Regiões; Biomas terrestres.
  • Rochas e solo.
  • Tipos de terreno, relevo e suas importâncias.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ponte Suspensa
  • Atividades de jogos cooperativos, utilizando dinâmicas e reflexões direcionadas ao objetivo do grupo (integração, união, espírito de equipe, busca do equilíbrio, desenvolvimento do espírito de liderança, etc.).
Todas as atividades propostas são sugestões de programas que foram elaborados a partir da mescla de currículos de diversas escolas.
A Quinta da Estância se põe a total disposição dos professores para a realização de projetos personalizados, para que os resultados das saídas de campo tenham uma ligação direta com o que está sendo abordado em sala de aula, atingindo o objetivo pedagógico em sua plenitude. Estes projetos só são possíveis pelo forte foco dos trabalhos da fazenda e de seus colaboradores na área pedagógica, onde obtivemos um know-how de atividades desde 1992.
Hoje, a Quinta da Estância é a maior Fazenda de Turismo Rural Pedagógica do Brasil e conta com uma equipe de 60 professores de altíssimo nível, todos formados ou mesmo com mestrado e doutorado em suas respectivas áreas (biólogos, veterinários, zootecnistas, agrônomos, professores de geografia, história, Ed. Física, etc.). Desta maneira podemos customizar uma infinidade de projetos, nas mais variadas disciplinas, sempre buscando alcançar os objetivos propostos pelo professor.