Matemática

A Matemática está em tudo o que realizamos em nossas vidas, pensando nisso a equipe da Quinta da Estância traçou os projetos com uma abordagem transdisciplinar e sempre aplicada à prática, interagindo com outras Áreas do Conhecimento e Componentes Curriculares.

Matemática

Programas Anuais

(projetos que podem ser realizados em qualquer época do ano):

  • Ciclos da Água (interage com Ciências da Natureza): Neste projeto solicitamos que os alunos tragam suas contas de água, na Fazenda criamos uma área de simuladores de consumo, onde vemos tudo o que gastamos no dia a dia e construímos 1m³ (1 metro cúbico) de concreto para os alunos visualizarem e calcularem o volume dos seus consumos de água mensais. – Veja projeto completo aqui.
  • Projeto Fisiografia (interage com Ciências Humanas e Ciências da Natureza): Através de quadrantes de 1m² (1 metro quadrado) instalados em ambientes naturais calculamos com os alunos o número de espécies que existem em uma determinada região. Análise de índices pluviométricos, dados demográficos, relevo e vegetação, etc.
  • Projeto Vida Urbana e Rural (interage com Ciências Humanas e Ciências da Natureza): Analisamos matematicamente as diferenças entre os ambientes rural e urbano (índices de ocupação, número de habitantes, estatísticas, consumo e produção de alimentos em uma determinada área, proporções e percentuais, medidas de áreas em metros, quilômetros, etc).
  • A Química da Natureza (interage com Ciências da Natureza): Vamos demonstrar que muito mais que fazer cálculos o objetivo comum da Química e da Matemática é o raciocínio lógico, demonstrando que ambos conhecimentos não são acabados, mas estão em constante evolução – Veja projeto completo aqui.
  • Alfabetização Cartográfica (interage com Ciências Humanas): Cálculos dos fusos horários, Escalas de mapas, Medidas de distâncias (mts, kms, milhas, etc), Proporção, etc.– Veja o projeto completo aqui.
  • Alimentação Saudável (interage com Ciências da Natureza): Calculamos calorias, índices de nutrição, massa corporal, quantidades e medidas para as receitas (alunos preparam alimentos na Cozinha Experimental) e índices de qualidade de vida – Veja projeto completo aqui.
  • Multihorta Pedagógica (interage com Ciências da Natureza): Realizamos uma análise dos índices de produção e tempo de produção de cada espécie de planta, além do tamanho dos canteiros, área útil de plantio, distância entre as mudas e produção total de uma horta – Veja projeto completo aqui.
  • Arqueologia e paleontologia (interage com Ciências Humanas): Área de escavações, divisões dos quadrantes e proporção  – Veja o projeto completo aqui.

De acordo com os Objetos do Conhecimento estudados por cada turma, nossa equipe pedagógica pode criar projetos personalizados para seus alunos. Entre em contato com nossa equipe e solicite seu Programa Personalizado: atendimento@quintadaestancia.com.br

Nossos programas podem ser desenvolvidos com todas as faixas etárias, pois a abordagem é diferente de acordo com o nível de aprendizado dos alunos.

Simulador de Chuva
Nova pista de carrinho de lomba
Novo Mapa Mundi horizontal
Horta Orgânica